Pplware

Software Livre na Festa do Avante

Como desde 2004 tem acontecido, também este ano existe um espaço na Festa do Avante reservado às TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação. Este espaço, aberto a todos os visitantes, é especialmente destinado a quem esteja interessado em aprender e tomar contacto com sistemas operativos (SO) de software livre, nomeadamente Linux, mas que ainda não tenha tido essa oportunidade. As razões podem ser várias: para instalar um SO que mal conhecemos não estamos dispostos para formatar a máquina que por acaso é a única da nossa casa, não temos tempo para isso, na empresa nem pensar, a nossa família não está para aturar aprender a usar mais um SO, etc. 🙂

Para quem não sabe, e uma vez que este blog é para todos, o software livre surgiu nos anos 80 como uma alternativa ao software proprietário ou protegido por direitos de autor. O utilizador tem o acesso completo ao código-fonte do programa, tendo toda a liberdade de os analisar, modificar, distribuir cópias e de poder partilhar todos os seus conteúdos, de tal forma que o utilizador final tem as mesmas liberdades que o autor inicial.

Situado no pavilhão central, o Espaço TIC’s terá à disposição durante os três dias vários computadores com aplicações e sistemas operativos de software livre, contando sempre com a ajuda de voluntários para esclarecer, apoiar e ajudar os interessados. Para tal, decorrerão 3 workshops reservados à instalação, utilização e manutenção do Linux.

Será editada e distribuída a versão 4.0 do Komunix, a distribuição do Linux usada nos dias da Festa e que desde há quatro anos tem sido actualizada anualmente. O Komunix é desenvolvido pelo grupo de trabalho das TIC’s da Festa do Avante e começou por ser baseado no Knoppix, passou pelo Kurumin e é agora baseado no Ubuntu. Além disso vai estar disponível o Alter CD 2.0, um CD com programas de software livre que correm em sistemas proprietários, uma vez que a maioria dos visitantes ainda os utiliza, seja por necessidades profissionais, de compatibilidade ou preferência pessoal. A dinamização do tema contará ainda com dois debates, promovidos pelo Espaço TIC’s, que vão decorrer no auditório de debates do Pavilhão Central:

Como vêm, organização não falta! A questão é aproveitar a oportunidade, quem sabe se não é a partir daí que começam a usar o Linux! Quem já conhece, pode sempre aprender algo mais, e os que nunca experimentaram vão ter uma oportunidade única: quando o tema for Linux acabou aquela de fingir que a ligação caiu e não opinar 😉

E como a vida não é só computadores, a festa conta também com a bienal de artes, teatro, uma feira do livro e um espaço destinado à ciência, com a exposição “Ciência sobre rodas” onde os visitantes poderão fazer experiência de física e observações de astronomia.

Aos que forem, espero que gostem.

Autor: Miguel Jeri Homepage: Festa do Avante

Exit mobile version