Pplware

Projecto da FCTUC pretende reduzir 75% do consumo de energia

Com vista a melhorar a qualidade de vida da população, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma tecnologia com o objectivo de reduzir o consumo de energia eléctrica, na iluminação pública, em cerca de 75%, bem como aumentar a segurança nas ruas.

O projecto, designado “Neurocity”, é uma tecnologia que tem um sistema de luminosidade regulada com base do reconhecimento de imagem e som. Desta forma, em ruas que se encontrem vazias, a luminosidade diminuirá. Por sua vez, quando uma rua se encontrar na presença de pessoas e/ou veículos, a luminosidade aumenta.

Garantir uma maior segurança nas ruas, é igualmente uma das preocupações, e objectivos, deste projecto e, como tal, segundo o coordenador da iniciativa, Aníbal Traça de Almeida, este sistema centra-se “em zonas consideradas de elevado risco, onde será necessário garantir um maior reconhecimento das formas, nomeadamente reconhecimento facial”, referiu em comunicado.

Relativamente às características do sistema, este irá funcionar com uma luminária com tecnologia LED, Light Emitting Diode, com um sensor que registará os movimentos de pessoas e/ou veículos, e uma webcam que processará o reconhecimento.

Esta será uma tecnologia importante não só para uma redução de consumo energético, mas também para uma poupança económica, visto que a equipa de investigadores já avançou que, se prevê “uma poupança de cerca de 100 milhões de euros por ano”, uma redução de quase 75%.

Segundo a FCTUC, 20% do consumo de electricidade do mundo é devida aos candeeiros públicos dos parques. Só em 2009 as luminárias públicas do nosso país consumiram 1545 GigaWatt/hora.

Este projecto está a ser realizado com base numa parceria entre a FCTUC, a empresa Arquiled e a Direcção de Tecnologia e Inovação da EDP, e está em fase de experimentação em Coimbra, Porto, e Évora, esta última considerada como Cidade Inteligente.

FCTUC

Exit mobile version