Pplware

Programadores: OSX é cada vez mais o sistema preferido

A cada 8 segundos um programador deixa uma questão no Stack Overflow, um site direccionado para programadores que ali procuram ajuda. Segundo um relatório recente, este ano participaram mais de 56,033 programadores de 173 países diferentes.

Um dado curioso agora revelado é que, pela primeira vez, há mais programadores a usar OSX do que o Linux e outros sistemas operativos.

Segundo a Stack Overflow, cada vez mais os programadores estão a usar o OSX como sistema principal em detrimento do Linux (e de outros sistemas).

Como podemos ver pelo gráfico seguinte, 26,2% dos utilizadores do site usam Mac OS X e “apenas” 21.7% usam agora Linux como sistema principal. Com Windows 10 a percentagem é também interessante assim como a soma da percentagem de programadores  que usam Windows

Em termos de tecnologias, a mais usada é o Javascript, seguido do SQL e na terceira posição encontramos o Java.

A tecnologia mais “amada” é o Rriso seguida da popular Swift. A terceira posição é curiosamente ocupada pelo F#. Na última posição está o Node.js.

Relativamente ao ambientes de desenvolvimento, o levezinho Notepad++ é o que reúne mais programadores em paralelo com o Visual Studio. A terceira posição é ocupada pelo Sublime Text.

O relatório apresenta outros dados curiosos que podem ser consultados aqui. Não há dúvidas que o desenvolvimento para o segmento mobile é actualmente a aposta forte por parte dos programadores e aí o Android leva vantagem.

Exit mobile version