Sempre que viajamos até outro país, uma das primeiras mensagens que recebemos no nosso telemóvel é a informação dos tarifários em roaming. São normalmente números “assustadores”, quase proibitivos, tendo em conta os praticados no nosso país.
Hoje, através de um comunicado, o gabinete de comunicação da União Europeia informou que as tarifas máximas do telecarregamento de dados na UE baixam mais de 50%: de 45 para 20 cêntimos por megabyte.
“Para quem viaje na UE, ficará ainda mais barato utilizar mapas, visionar vídeos, consultar o correio electrónico ou actualizar conteúdos nas redes sociais” refere o comunicado hoje divulgado pela União Euopeia.
Além disso “A partir de 1 de Julho de 2014, os operadores móveis da Europa poderão propor aos viajantes um pacote especial de roaming e facultar-lhes a opção de escolherem, se o houver, um fornecedor local de serviços de dados, por exemplo correio electrónico, leitura da imprensa em linha, telecarregamento de fotografias e visionamento de vídeos em linha, no país que vão visitar”, acrescenta o comunicado.
Apesar dos preços serem ainda elevados, na nossa opinião, este é sem duvida um importante passo na neutralidade da Internet.
Em Resumo
- Chamadas feitas através do telemóvel em roaming na União Europeia (UE) custará 0,19€/minuto
- Envio de mensagens: 0,06€
Os preços apresentados não incluem iva.
Esperamos que um dia, o conceito de roaming, ao nível dos tarifários, possa vir a desaparecer, permitindo uma maior liberdade nas comunicação, a partir de qualquer lugar. De referir que em Abril, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta com o objectivo de por fim, até 2016, às tarifas em roaming– ver aqui.
Qual a sua opinião dos novos preços?