Na passada quinta-feira, a convite levado a cabo pelo Grupo de Imagem e Impressão da HP, o Pplware visitou o Centro de Investigação e Desenvolvimento para a área de impressão e imagem de Sant Cugat em Barcelona. Durante o evento, exclusivo para a imprensa Portuguesa, foi apresentada a estratégia do Grupo de Imagem e Impressão da HP e as últimas inovações e soluções para consumidores, PMES, grandes empresas e artes ´gráficas.
O evento contou com a presença de José Correia, membro da Comissão Executiva IPG, Rita Carvalho – Integrated Marketing Communications & PR Manager IPG Iberia, HP e Merces Barcons – Vice presidente da HP & General Manager HP IPG Iberia.
No Centro de Investigação e Desenvolvimento para a área de impressão de Sant Cugat em Barcelona, trabalham cerca de 3000 funcionários sendo que 1500 dedicam-se à investigação. A área de IPG (Imaging and Printing Group) é uma das seis áreas de negócio da HP, com cerca de 14.700 patentes registadas ( dentro da HP), representando cerca de 29% da facturação da empresa.
Segundo dados disponibilizados por José Correia, membro da Comissão Executiva IPG, a HP comercializou cerca de 1.600.000 de impressoras nos últimos seis anos, sendo que 8 em cada 10 impressoras vendidas em Portugal são HP. Só no ano passado, a HP comercializou em Portugal cerca de 426.000 impressoras, sendo líder absoluto com 51% do share do mercado.
4 grandes tendências/oportunidades que orientam a estratégia da HP
Segundo a HP, em 2013 a oportunidade de negocio ronda os 292 mil milhões de dólares e assenta nas 4 seguintes tendências:
- Explosão de conteúdos (3x mais impressões e 10x mais conteúdos digitais)
- Mobilidade (60% mais tablets e smartphones)
- Analógico para Digital (cerca de 1 trilião de páginas passarão para digital até 2015)
- Tudo é um serviço (crescimento nos serviços contratados)
Quando questionado sobre as dificuldades económicas e consequente redução de papel por parte das empresas, José Correia referiu que este é o momento de adaptar o negócio às “novas” tendências e que apesar do número de vendas de equipamentos ter diminuído não se tem registado uma mudança acentuada de comportamentos. A HP tem apostado na consolidação e centralização de serviços (primeira empresa a cirar soluções de impressão baseada na cloud) como é o caso do serviço ePrint que permite a impressão a partir de qualquer lugar, através de um PC, smartphone ou tablet.
Para o corrente ano a HP estima uma procura global de 50 milhões de impressoras (300 mil impressoras de base instaladas em Portugal) com ligação à Internet. De referir que a HP oferece impressoras, a partir de 69€, com acesso à Internet.
Rita Carvalho apresentou ainda os três eixos de inovação que passam pelos serviços inteligentes – impressão agendada e personalizada (ex. um “jornal” com conteúdos personalizados), mobilidade nas soluções de impressão (ePrint, Google cloud printing, Apple Air Print, EPrintSocial ID, etc) e valor acrescentado para as PMEs.
A HP espera também um grande crescimento e oportunidades de negocio na área das artes gráficas, já que actualmente cerca de 90% deste mercado continua a recorrer a sistemas analógicos e que deverão migrar para sistemas digitais.
A visita terminou com a apresentação e demonstração de vários equipamentos de impressão, direccionados para o mundo empresarial.