Pplware

PPLWARE – Top do fim-de-semana

O fim-de-semana é, para muitas pessoas, a oportunidade semanal para ficar longe do computador, da Internet e de toda a tecnologia inerente. É a oportunidade para dar uma “escapadinha”, estar mais tempo com a família e amigos, sair à noite e aproveitar o tempo para outras actividades.

O Pplware adapta-se também a este tipo de visitantes e, para que não percam conteúdos importantes, a partir de agora e sempre à segunda-feira, serão apresentados os destaques publicados durante o fim-de-semana.

A escolha deste TOP de artigos tem em conta o carácter informativo e prático dos conteúdos, procurando maximizar a qualidade da informação que chega ao leitor, correspondente ao fim-de-semana que passou.


Em tempos um leitor lançou-me o desafio para escrever uns artigos sobre os sistema de representação numérica (sistemas de numeração). Nos sistemas digitais/computação é frequente recorrer-se a diferentes sistemas de numeração para proceder à representação da informação digital.

O sistema de numeração decimal (ou na base 10), que usa dez algarismos é sem duvida o sistema mais utilizado por seres humanos e o sistema binário é o mais frequente  no mundo da computação, apenas são utilizados os valores 0 e 1 (pois facilita a representação de tensões), no entanto, existem outros como o sistema de numeração Octal, Hexadecimal, entre outros.

Depois da apresentação dos sistemas de numeração Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal, e de já termos ensinado a converter de  Decimal para Binário, Octal e Hexadecimal hoje vamos aprender a fazer o inverso, ou seja, de Binário, Octal e Hexadecimal para Decimal.


Um telemóvel vive de acesso à rede. Sem ela torna-se inútil e deixa de fazer sentido, por isso é determinante maximizar a qualidade da rede que obtemos ou, eventualmente, que se poderá obter com a mudança de operador.

A aplicação OpenSignal reúne um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o ajudam a perceber e a conhecer melhor não só a rede móvel que o rodeia e a sua cobertura, mas também o seu desempenho e monitorização de plafond, minutos de chamada e SMS.


A  Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) continua empenhadíssima em expandir a sua oferta de conteúdos para o GNU/Linux.

Se até agora não havia jogadores no Linux porque não havia grande jogos, pelo que estamos a assistir, tudo isto vai mudar e há quem já aposte que o GNU/Linux será a grande plataforma para 2013. Depois de disponibilizados já grandes títulos do mundo do Gaming, esta semana, a Valve anunciou os míticos jogos Half-Life e Counter-Strike.


Chegou finalmente a primeira versão final!

O Windows 8 é a mais recente novidade da Microsoft que vem substituir quase todos os sistemas operativos que lhe precederam e, quer queiramos ou não, mais cedo ou mais tarde teremos de o adoptar, seja pela sua universalização seja pela falta de apoio aos sistemas operativos mais antigos que acabam por terminar mais ano menos ano.

Se forem dos utilizadores que ainda estão relutantes em conhecer o novo W8 então apresentamos o WinMetro, uma excelente aplicação que oferece aos seus utilizadores a possibilidade de se acostumar com a interface Metro, mesmo que execute uma das edições anteriores do sistema operativo como o Windows 7, Windows Vista ou Windows XP.


Os Magalhães foram uma aposta do Governo de José Sócrates, em parceria com a JP Sá Couto, em informatizar o processo educativo, e levar a tecnologia mais perto dos mais pequenos durante o seu período de aulas.

Com a promessa de ser distribuído um exemplar de cada um destes pequenos portáteis a cada aluno, o projecto alargou horizontes e os computadores foram também postos ao serviço de crianças doutros países.

Recentemente foi noticiado que os Magalhães, destinados à educação dos mais pequenos, equipam agora os carros da polícia da Inglaterra e já se encontram em cerca de 1.500 veículos.

Exit mobile version