Pplware

Pplware é Media Partner do concurso Robô Bombeiro IPGuarda

O Concurso Robô Bombeiro é um concurso português de Robótica, organizado anualmente desde 2003 por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática do Instituto Politécnico da Guarda. O Concurso é normalmente realizado em julho na cidade da Guarda.

Este ano o Pplware é Media Partner.

O objetivo do Concurso é promover a Robótica que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI.

O desafio proposto pelo Concurso consiste em pôr à prova pequenos robôs móveis e autónomos, com a missão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de uma arena que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e quartos.

A figura anterior mostra uma das arenas do Concurso. As arenas têm uma dimensão de 2,5 x 2,5 metros e a disposição dos corredores e quartos é conhecida.

A competição é constituída por três provas. Em cada prova o robô compete individualmente numa das arenas do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou. A pontuação final é o somatório das pontuações das três provas.

Os robôs que participam no Concurso devem ser autónomos e movidos a energia elétrica.

O Concurso está organizado em diferentes classes e é especialmente dirigido a equipas de estudantes dos ensinos básico, secundário e superior, mas está também aberto ao público em geral. Atualmente as classes do concurso são as seguintes:

Para além dos prémios para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada classe, o Concurso tem ainda os prémios especiais Espírito de Inventor e Robô Mais Pequeno.

A figura  seguinte mostra o ambiente típico do Concurso e as arenas usadas nas provas. Nas últimas edições o Concurso tem contado com cerca de meia centena de equipas participantes, oriundas de norte a sul de Portugal.

Video da edição de 2015

Informações mais detalhadas sobre o Concurso, incluindo o regulamento do mesmo, assim como fotografias e vídeos de edições anteriores, podem ser obtidas no site oficial, ou na comunidade do Concurso no Facebook . Para esclarecimentos adicionais, contactar o coordenador do concurso, Prof. Carlos Carreto, através do e-mail .

Exit mobile version