O Lisbon Green Hackathon realiza-se pela primeira vez em Portugal, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos dias 11 e 12 de Março de 2016.
Os participantes têm 24 horas intensas de brainstorming, aprendizagem e criatividade para desenvolver ideias e construir um protótipo para um futuro mais sustentável.
O Lisbon Green Hackathon é organizado pela Oficina das Energias, um grupo de alunos do Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O objetivo da iniciativa é a aquisição e troca de conhecimentos entre os participantes e que possam usufruir de momentos de convívio e diversão.
Normalmente, associamos os hackers a criminosos ilegais que usam o seu conhecimento para invadir e ameaçar seguranças no mundo digital. Na verdade o termo hacker é confundido com o cracker, ambos têm conhecimentos na área dos computadores, porém os hackers usam esse conhecimento para o bem – apreciam aprender e arranjar soluções inteligentes para os problemas – e os crackers “quebram” os sistemas e atuam maliciosamente.
As inscrições ocorrem entre 15 de Fevereiro e 1 de Março de 2016.