eSeminar Adobe e PPLWare
Estado: Terminado
Adenda: Artigo actualizado às 15:20 horas!
Depois de decorrido o seminário, apresentamos um pequeno resumo para que todos os leitores que não puderam assistir tomarem conhecimento dos assuntos tratados.
Adobe e Pplware convida-o a descobrir as possibilidades que oferece a nova família de produtos Adobe: ADOBE® ACROBAT® X.
Assista hoje às 11 da manhã ao Seminario online e actualize os seus conhecimentos sobre gestão e intercâmbio de documentos PDF Dinâmicos.
Registe-se já, o evento é gratuito mas as inscrições são limitadas!
Eleva as expectativas de um documento PDF
Homepage: eSeminar Adobe e PPLWare
Apresentação:
Para a apresentação do Adobe Acrobat X tivemos o privilégio de contar como oradores pela parte da Adobe, com Nuno Rocha (Territory Manager Adobe Systems Iberica, Portugal) e com Ana Mesas (Senior Applications Engineer Adobe Systems Iberica), aos quais estendo desde já profundos agradecimentos em nome do Pplware.
A apresentação, que teve perto de 40 minutos, e teve o seu inicio com uma breve explicação de Nuno Rocha mais direccionada para principais vertentes e inovações deste novo Acrobat X e das suas potencialidades. Mencionaram-se as principais mais-valias que farão deste produto, um acessório imprescindível para todas as organizações.
Tal como descrito aqui, o Adobe Acrobat X trata-se duma ferramenta que de certa forma tenta melhorar o que já existe, e simultaneamente introduzir novas ferramentas e funcionalidades que permitirão aos utilizadores e organizações extrair o máximo proveito dos seus PDFs. Desde a completa integração com ferramentas Office 2010, passando por uma maior integração com o Sharepoint, até à evolução para um potente PDF Portfolio o Acrobat X demonstra estar apto para todo o dia a dia duma companhia.
De seguida, foi a vez de Ana Mesas iniciar a sua participação com a apresentação das Demos sobre estes e outros pontos forte em Acrobat X.
A sua apresentação iniciou-se com a apresentação do PDF Adobe Portfolio e de inúmeras potencialidades do mesmo. Mostrou-nos como é simples e prático criar um Portfolio, gerir os ficheiros nele contidos, pré-visualizar esses mesmos ficheiros, e partilhar com o resto da organização. As aplicabilidades disto são imensas, especialmente se tivermos em conta o acesso a serviços online de armazenamento em ADOBE.COM ou o recurso ao Microsoft Sharepoint.
O Adobe Captivate e o seu funcionamento também nos deixou uma excelente impressão, dando a sensação de que a Adobe se mostra efectivamente interessada em não só consolidar a sua posição no mercado como também eleva-la cada vez mais oferecendo cada vez mais e melhor aos consumidores.
Conforme anunciado aqui, uma das alterações que forma feitas, foi ao nível do Layout. Tal como Ana Mesas referiu, essa necessidade de repensar o seu Layout foi originária do constante contacto que a Adobe tem com os seus utilizadores. De referir que as mudanças de Layout tornam agora a navegação, leitura, edição ou partilha de PDFs em processos extremamente simples e fluídos que com um esquema de Painéis agrupando cada um deles as suas principais acções, nos permite de forma rápida e prática fazer o que antes era necessário ir à procura aos menus. Torna-se também muito mais simples mudar da simples leitura dum PDF para a edição do mesmo, ou edição duma imagem incorporada, passando de seguida para a partilha no Sharepoint e posterior visualização do feedback de quem o leu.
O leitor reasoNN colocou a questão de quais as principais valências novas na área da segurança dos documentos, ao que Ana Mesas, durante a apresentação, mostrou que a inclusão de passwords e mecanismos de defesa são agora mais rígidos apresentando uma mecânica de passwords semelhante ao de alguns sites em que nos indicam se a password é fácil, média ou difícil usando o modificado algoritmo de encriptação 256-bit AES algorithm.
Um dos problemas com que as organizações se debatem nos dias que correm, é o espaço de armazenamento. O leitor José Marques fez uma questão pertinente, quando questionou Ana Mesas acerca do peso da aplicação. Dado que um PDF Portfolio pode conter (vídeos, imagens, …) e tornar-se pesado, Ana Mesas deixa a ideia de o recurso aos serviços de armazenamento online disponibilizados em ADOBE.COM aparecem aqui como possível solução para esse problema. Assim sendo poderemos ter PDFs com conteúdos guardados noutros locais, mantendo assim os documentos elegantes e leves mas sem perda de informação. No entanto deixou também a ideia de que se o documento for apenas de leitura, que talvez não justifique ter uma imagem ou um vídeo HD, mas que a qualidade pode ser editada e reduzida em favorecimento do seu tamanho. São tudo alternativas válidas que os utilizadores terão de saber gerir.
Quando perguntada sobre as limitações dos anexos que um Portfolio pode conter, Ana Mesas foi peremptória em responder que não existem à partida restrições em relação aos tipos de ficheiros. Apenas poderão haver problemas pontuais nas pré-visualizações no sentido de que o PC em questão tem de ter o Software necessário para ler esse anexo. Por exemplo se um anexo fôr um vídeo QuickTime, então o PC terá de ter instalado o QuickTime Player, certo?
De seguida Ana passou à apresentação duma funcionalidade que nos fascinou particularmente. A possibilidade de Criação de Acções personalizadas. Fazendo lembrar um pouco a criação duma apresentação Powerpoint, existe agora a possibilidade de se criar uma Acção de nossa autoria que permita associar vários comandos pela ordem e encadeamento que acharmos mais eficiente. Quando questionada sobre a partilha destas Acções personalizadas, Ana Mesas respondeu que as mesmas podem ser partilhadas por toda a organização e podendo, inclusive ser alteradas por cada utilizador particularmente.
Perto do fim da apresentação perguntámos a Nuno Rocha se a Adobe tinha alguma linha de orientação especifica para o nosso País, ao que Nuno respondeu de que as linhas orientadoras da politica da Adobe são todas parte duma visão mais abrangente e que são determinadas a nível de Direcção internacional, pelo que não haverá nada de especifico. Indicou, no entanto, que todos os parceiros nacionais da Adobe e a sua satisfação se encontram sempre no topo das prioridades e que o grande objectivo da Adobe, tanto a nível nacional, bem como a nível internacional é o de disponibilizar os melhores produtos e serviços aos seus clientes, apostando para tal numa constante evolução qualitativa da oferta disponibilizada.
Uma pergunta que foi colocada à Ana Mesas foi no âmbito da programação. Quando questionada se iriam ser lançadas novas bibliotecas do Acrobate X para uma maior interacção com as diferentes linguagens de programação, Ana indicou que em breve irá sair um Acrobat SDK da Adobe que permitirá às equipas de desenvolvimento a interacção com estas ferramentas.
Uma questão que foi lançada foi a se as versões para PC e Mac seriam idênticas ou se haveriam diferenças à qual Nuno Rocha respondeu que, a versão Mac não incluirá o Adobe Designer. Bem como a integração com o Sharepoint.
Espera-se para breve mais informações sobre a disponibilização duma versão trial.
Muito mais havia a mencionar acerca da apresentação, mas creio que o essencial encontra-se dito. De qualquer forma, convido-vos a todos a ficarem atentos ao Pplware pois mais novidades haverão em breve.
Mais uma vez gostaria de agradecer a Nuno Rocha, Ana Mesas e a todos os que nos acompanharam ou de certa forma estiveram connosco!
Obrigado a todos!