Pplware

Pplware directamente do evento da WD na Turquia

Executive Summit Istambul 2013 …em actualização

Ora vivam caros leitores! O Pplware está hoje em Istambul, Turquia onde assistiu à breves momentos há apresentação  de Rich Rutledge (Rich Rutledge, Vice Presidente da WD) e William Cain (Vice-Presidente na área da tecnologia) que deram a a conhecer a estratégia da empresa para o futuro e também as novas tecnologias na área da storage (armazenamento de dados).

A WD líder mundial em armazenamento instalado em centros de dados. Aqui fica um breve resumo da apresentação.

Assistimos hoje a um aumento exponencial da informação que produzimos, armazenamos, gerimos e partilhamos e nesse sentido é importante ter a melhor experiencia e as melhores soluções no que se refere ao armazenamento de dados. Segundo dados da propria WD, a quantidade de informação produzida, replicada e consumida, num único ano, tem um crescimento anual na ordem dos 46% (reflexo da proliferação dos dispositivos móveis, redes sociais, informação não estruturada (imagens digitais, vídeo, etc), sistemas de videovigilância, etc).  Em 2020 é espectável que a quantidade de informação produzida ronde os 40.000 exabytes.

Os serviços assentes na cloud dominarão os próximos anos e cada vez mais o conceito de clouds pessoais (para armazenamento de dados pessoais e confidenciais.. dados esses que não “gostamos” de ter nas clouds publicas) ganhará mais relevância no que segmento de armazenamento de dados.

Até 2016, espera-se, em média, um agregado familiar passe a ter a necessidade de  armazenar 2,8 terabytes (TB), resultado de novos conteúdos digitais – o que representa um crescimento de sete vezes entre 2011 e 2016.

Os dispositivos móveis continuarão a “substituir” o PC, em especial os phablets e tablets.

A área da storage acompanhará a evolução dos dispositivos…

…e o HDD será um dos principais factores na diferenciação da espessura dos notebooks/ultrabooks

Espessura vs capacidade

A questão que certamente todos os leitores colocarão neste momento é se o mercado dos discos mecânicos terá continuidade e qual será o progresso dos discos SSD. Segundo a WD, os IOPS (Input/output operations per second) estarão “presentes”  no silício (SSD) e os discos com capacidade na ordem dos petabytes começarão a aparecer.

O custo de cada GB nos discos mecânicos rondará os $0,08, enquanto o GB nos SSD terá um custo 10 vezes superior.

Além disso, as capacidades de armazenamento dos discos mecânicos continuarão a ser superiores, relativamente aos SSD, nos próximos anos.

Brevemente disponibilizaremos mais informação relativamente às novidades da WD. Estejam atentos.

Exit mobile version