A invenção do rato revolucionou o modo de interagir com o computador pessoal permitindo a utilização de interfaces gráficas em detrimento de linhas de comando.
A sua invenção é muitas vezes erroneamente atribuída à Apple, pela mão de um dos seus fundadores, Steve Jobs. O rato, como o conhecemos, foi inventado praticamente duas décadas antes de ser lançado o Lisa da Apple, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e rato.
Vejam o nosso Cartoon de hoje… O trabalho é do nosso colaborador Wilson Santos.
Na década de 1960, Douglas Engelbart inventou o rato e a 17 de Novembro de 1970 patenteou a sua invenção. Douglas inicialmente referiu-se ao rato como “X-Y Position Indicator for a Display System” (Indicador de Posição X-Y para um Sistema de Visualização).
Mais tarde, foi apelidado de rato devido à sua forma que terminava em cauda. A primeira utilização do rato foi num sistema da Xerox em 1973. Porém, não teve grande adesão. A causa do seu insucesso poderá ter sido o seu preço: $300. Se nos dias de hoje 300 dólares é muito dinheiro para gastar num rato, imaginem há 40 anos atrás!
No final da década de 1970, Jobs visitou o Centro de Pesquisa da Xerox e ficou maravilhado com a demonstração de um rato de 3 botões.
Com ajuda de um designer melhoraram o aspecto do rato e tornaram-no num rato de um botão, conseguindo reduzir o preço para uns meros 15 dólares. A 19 de Janeiro de 1983, Lisa foi lançado iniciando a proliferação da utilização do rato.