Pplware

“Powered By Android” obrigatório nos smartphones Android

A Google, desde que lançou o seu sistema operativo móvel, tem sabido relacionar-se com os gigantes da industria para que este se tornasse uma das referência no campo dos smartphones e dos dispositivos móveis em geral.

Todos sabermos identificar um sistema Android só de olhar para ele, mas parece que a Google quer mais! Para isso passou a tornar obrigatório que todos os novos dispositivos equipados com o seu sistema operativo passem a incluir no arranque uma referência específica “Powered By Android”.

Esta novidade pôde ser vista pela primeira vez no lançamento da mais recente estrela da Samsung, o Galaxy S5, mas foi apresentado de forma muito discreta.

No lançamento do HTC One (M8) também estava presente a referência ao Android no arranque do smartphone, o que confirmou esta nova obrigatoriedade da Google para a utilização do seu sistema operativo.

Segundo foi publicado pelo site Geek, esta nova obrigatoriedade faz parte da regras que a Google agora impõe para que os fabricantes possam ter nos seus novos dispositivos acesso à Play Store e às aplicações dedicadas da Google.

As regras de utilização e colocação destes logótipos e das imagens estão bem definidas e fazem parte dos acordos Google Mobile Services que a Google celebra com os fabricantes.

Estes devem ser colocados na zona inferior do ecrã, respeitando dimensões e proporções precisas, e mostrados sempre que os dispositivos forem iniciados.

Esta nova medida da Google pretende dar a entender aos utilizadores qual o sistema operativo que está a ser usado no dispositivo, não deixando margem para dúvidas que é o Android.

A razão para esta imposição e para a necessidade de visibilidade pode estar associada ao facto de cada vez mais os fabricantes criarem as suas interfaces, não havendo um elemento condutor e identificador de que é o Android a estar na base dos dispositivos.

É uma presença quase insignificante e que poderá passar despercebida, mas que mostrará aos utilizadores que o Android e a Google estão presentes nos seus dispositivos, acabando com qualquer dúvida que exista sobre o sistema operativo usado.

Exit mobile version