Estudo da Devolo revela que utilizadores portugueses de dispositivos devolo dLAN têm redes domésticas de alta velocidade
Análise estatística das redes domésticas em Portugal demonstra elevada velocidade média entre adaptadores powerline devolo dLAN de 200 Mbps e de 500 Mbps, ideal para partilha de acesso à Internet de alta velocidade.
A devolo AG, empresa alemã líder europeia na tecnologia powerline com a sua gama de produtos dLAN de 200 Mbps e 500 Mbps, acaba de divulgar dados estatísticos relativos às redes domésticas criadas pelos utilizadores portugueses, que mostram elevadas velocidades médias, ideais para tirar partido dos novos pacotes de acesso à Internet de banda larga.
Os dados são fornecidos de forma anónima e voluntária pelos utilizadores que instalam a aplicação opcional dLAN Cockpit (na imagem), com a qual é possível ter uma visualização gráfica da rede, bem como a análise em tempo real da velocidade entre adaptadores, entre outras funcionalidades.
A devolo utiliza os dados enviados por milhares de utilizadores em todo o mundo para otimizar e produzir melhoramentos contínuos nos seus produtos.
De acordo com informação recolhida pela devolo até ao final de 2011 e agora disponibilizada pela empresa alemã, os utilizadores portugueses que utilizam adaptadores devolo dLAN de 200 Mbps beneficiam de velocidades médias de 136,2 Mbps.
Já no caso da nova geração de adaptadores devolo dLAN de 500 Mbps, os dados recolhidos mostram utilizadores com velocidades acima dos 450Mbps, para uma média global de 274,1Mbps – e isto incluindo cenários com diferentes tipos de instalações elétricas, em habitações recentes mas também em casas mais antigas e com cablagens de qualidade inferior.
Em qualquer dos casos, trata-se de velocidades que “permitem tirar todo o partido dos mais recentes pacotes acesso à Internet dos ISPs portugueses, nomeadamente os acessos em redes de cabo e de fibra ótica, com larguras de banda de 100 e 120 Mbps”, disse a propósito Nicolai Kollock, country manager da devolo Portugal.
“A vantagem da tecnologia devolo dLAN, especialmente quando comparada com acessos sem fios”, explica este responsável, “é não apenas a maior largura de banda disponível mas também a estabilidade das ligações e o grande raio de ação, da ordem das centenas de metros, sem qualquer degradação devido a paredes e outros obstáculos”.
Uma vez que os adaptadores devolo dLAN não precisam de quaisquer drivers de instalação, podem ser usados com todo o tipo de equipamento informático mas também com quaisquer dispositivos de eletrónica de consumo que suportem ligações em rede, entre eles televisores, set-top boxes de IPTV, servidores multimédia, media extenders, leitores de Blu-ray, consolas de jogos, etc.
Os adaptadores devolo dLAN, cujo preço no mercado português foi recentemente reduzido, têm uma garantia de 3 anos, e estão disponíveis em diversas configurações e pacotes, nomeadamente em velocidades de 200 Mbps e 500 Mbps, pacotes de 1, 2 e 3 adaptadores, e conjugação de tecnologia powerline com pontos de acesso WiFi e até portas USB para partilha de periféricos em rede.