Pplware

Portugal: Tráfego de dados nos smartphones sobe 55%

Não é propriamente novidades nenhuma que o número de dispositivos móveis que acedem à Internet é bastante superior ao número dos tradicionais “Desktops”.

Os portugueses não são excepção e de acordo com um relatório recente da Anacom o tráfego de dados nos smartphones subiu 55%. Mas há outras conclusões!

O tráfego de Internet móvel aumentou 35,7% no 3.º trimestre de 2015, com o tráfego gerado pelas placas/modem a subir 26,9% e o tráfego gerado através do telemóvel a crescer 55,1%. O número de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel aumentou 4,1% em relação ao trimestre anterior e 22,6% face ao trimestre homólogo atingindo os 5,5 milhões.

A evolução da banda larga móvel tem sido impulsionada, sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, que neste trimestre já representavam 64,2% do total de utilizadores de telemóvel (um crescimento homólogo de 14,5 pontos percentuais).

No que se refere às quotas de clientes ativos de banda larga móvel, a quota de clientes da MEO era de 43%, seguindo-se a Vodafone e a NOS com 29,2% e 27,5%, respetivamente. Em termos homólogos, a NOS e a Vodafone aumentaram a sua quota em 3,9 e em 0,9 pontos percentuais, respetivamente, enquanto a quota da MEO caiu 4,8 pontos percentuais.

As receitas provenientes do serviço de acesso à Internet fixo stand-alone e de pacotes de serviços que incluem este serviço totalizaram, nos primeiros nove meses de 2015, cerca de 1.118,4 milhões de euros. As receitas provenientes dos pacotes 3P, 4P e 5P representam 87,6% do total.

Anacom

Exit mobile version