Pplware

Portugal tem novo avião KC-390 que custa 59 milhões de euros

Portugal irá receber o novo avião militar fabricado pela empresa brasileira Embraer, o KC-390, que substituirá os velhos Bisontes C-130.

Depois do Brasil, Portugal é a segunda nação a receber este novo avião que se irá deslocar por todo o mundo. Este projecto, com participação da indústria portuguesa, irá custar ao Estado português 59 milhões de euros.

No dia 4 de Julho, em Évora, a empresa brasileira Embraer irá apresentar, nas suas instalações no Alentejo, a nova aeronave de transporte militar KC-390.

Após este anúncio, o avião será apresentado na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca, num projecto que conta com a participação de vários países, entre eles Portugal, Argentina e República Checa, além dos técnicos da Embraer.

 

KC-390 substitui em Portugal os “bisontes C-130”

O projecto de nível global visa substituir os C-130 como aeronave de transporte militar em todo o mundo e resulta de um esforço financeiro de relevo do Estado português. Na semana passada, o Governo português autorizou para este projecto gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017, no âmbito do desenvolvimento do KC-390.

Segundo o Jornal de Negócios, em Setembro de 2015, ainda durante o governo PSD-CDS, o Conselho de Ministros já havia dado aval a um aumento de 8,3 milhões de euros nas despesas com o avião militar, frisando que os gastos do Estado se situavam, assim, nos 38,3 milhões de euros.

O projecto, que arrancou já em 2012, irá então custar na sua totalidade de 59,1 milhões de euros ao Estado português, como adianta o Diário de Notícias.

 

Portugal irá comprar 6 KC-390

As informações veiculadas dão conta que o Estado português, através do Ministério da Defesa, estará a equacionar comprar seis KC-390.

Esta é a maior aeronave já fabricada pela Embraer. O novo avião foi apresentado oficialmente no passado dia 10 de Junho, em Gavião Peixoto, São Paulo:

 

A nova aeronave foi testada em vários cenários, podendo substituir totalmente o C-130 e trazendo mais qualidade à força aérea. São equipamentos mais rápidos, mais económicos e com tecnologia moderna. Portugal comprou seis C-130 em 1977.

Entre os dias 11 e 17 de Julho, a aeronave irá marcar presença na feira internacional inglesa de Farnborough.

Exit mobile version