Pplware

Portugal: PSP apreendeu um milhão de euros em criptomoedas

O segmento das criptomoedas tem tido altos e baixos. No entanto, desde o seu início que as criptomoedas estiveram ligadas as burlas e esquemas financeiros. Tal acontece para fugir ao sistema financeiro tradicional e assim não haver “rastreamento”.

Em Portugal a Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu um milhão de euros em operação de combate ao crime financeiro. O dinheiro já estava convertido em criptomoedas.


Criptomoedas: PSP deteve 10 pessoas…

As criptomoedas são hoje o “novo dinheiro” apesar de não haver uma aceitação global, regulada e centralizada. É a moeda digital da modernidade. A Polícia de Segurança Pública deteve, recentemente, dez pessoas no âmbito de uma operação de combate ao crime económico.

Num comunicado enviado à imprensa, a PSP explicou que “foi possível apreender centenas de materiais informáticos e cerca de um milhão de euros que já se encontrava convertido em criptomoedas”.

O grupo de burlões dedicava-se ” à prática de burlas qualificadas e crimes económicos e financeiros” e o esquema funcionava “através de uma falsa empresa corretora de ações na bolsa, cujo único propósito era burlar os seus clientes e despojá-los do dinheiro investido”.

“As vítimas eram selecionadas através de aplicações de dados que indicavam aos operacionais desta rede não só os seus números de contacto, mas também os seus ‘hobbies’, interesses, capital financeiro e perfil psicológico”.

Muitas das vítimas ficaram em situação difícil depois de terem sido burladas.

Os ativos virtuais, como as criptomoedas, não são proibidos em Portugal, mas a sua utilização não é garantida por qualquer autoridade nacional ou europeia. Este é apenas um dos riscos associados a estes ativos, para os quais o Banco de Portugal tem vindo a alertar.

Exit mobile version