Pplware

Portugal lidera spam na Europa…

Médio Oriente e África. Um relatório da Symantec afirma que Portugal é responsável por 88% do correio não solicitado enviado para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A estimativa foi apresentada hoje pelo Internet Security Threat Report XI da Symantec que, além da liderança no Spam, coloca Portugal nos dez lugares cimeiros no que toca a botnets (redes de computadores infectados por códigos maliciosos, que são geridas remotamente por piratas, sem que os legítimos proprietários das máquinas saibam).

As botnets podem ser utilizadas para o reenvio de mensagens spam ou para ataques a redes empresariais. Por sua vez, um computador infectado por um destes códigos maliciosos fica vulnerável à intrusão e intercepção de dados confidenciais.

De acordo com a Symantec, Portugal concentra dois por cento dos bots existentes na região EMEA. A China lidera no número de computadores infectados por botnets (26% de todos os computadores a nível mundial). O mesmo relatório da Symantec revela que os EUA “produziram” um terço dos ataques informáticos durante 2006. O Internet Explorer é o alvo preferido dos ataques a browsers, com 77% do total.

Fonte: Exame Informática

Exit mobile version