A crescente escolha de soluções de Inteligência Artificial (IA), com elevado impacto sobre inúmeros setores da sociedade, suscita um conjunto de desafios aos quais urge dar resposta. A AMA – Agência para a Modernização Administrativa /CTIC disponibilizou o “Guia para uma Inteligência Artificial ética, transparente e responsável na Administração Pública”.
Guia para a Inteligência Artificial é gratuito
A IA é uma disciplina de proeminente utilização cuja definição é ainda difícil de compreender, pois a possibilidade de ser abordada numa perspetiva filosófica e técnica confere-lhe um cariz complexo. De um modo geral, a computação inteligente fundamenta-se numa programação adaptativa, a qual está centrada na aprendizagem. Distingue-se pela flexibilidade, capacidade de fazer generalizações e resolução de problemas.
A IA utiliza algoritmos computacionais para resolver problemas complexos. O seu funcionamento baseia-se em redes neurais artificiais, computação evolucionária, sistemas especialistas, entre outros. Esses traduzem-se em máquinas com capacidade de aprendizagem automatizada, aprendizagem profunda (DL), análise de dados em tempo real, processamento de linguagem natural e visão computacional.
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vem uma vez mais assumir o seu papel enquanto instituição pública responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal propondo, através do projeto IA Responsável, a exploração de caminhos para se conseguir uma IA que considere estas questões. Esta disponibiliza documentos e instrumentos com o intuito de dar suporte e de promover a adoção progressiva e gradual de uma IA ética, transparente e responsável.
O Guia para a Inteligência Artificial procura definir o que é a IA e o seu funcionamento, mostrar como está presente na sociedade e identificar alguns dos efeitos decorrentes da sua utilização. Procura ainda informar sobre o enquadramento da IA no Mundo e em Portugal, e identifica o ecossistema e os principais atores no contexto nacional.
O guia é sintetizado em três documentos de leitura simples e rápida, focados: nos valores, princípios e recomendações; nas dimensões de avaliação; e na ferramenta de avaliação do risco. É nossa ambição que as versões referentes aos conteúdos teóricos e à ferramenta, não sejam estáticas e possam sofrer atualizações ao longo do tempo.