Pplware

Portugal: IP3 vai ser uma “autoestrada inteligente” com Wi-Fi e 5G

O IP3, entre Coimbra e Viseu, é um troço com elevada sinistralidade rodoviária! As variáveis para tal cenário negro são muitas mas há quem aponte como pontos negativos o abatimento de plataformas, pavimentos em mau estado, taludes caídos, barreiras caídas e vias suprimidas já há vários anos.

O novo IP3 vai ser diferente, sendo considerada já como a “autoestrada da informação”. Saiba o que vai mudar!


Esta segunda-feira será lançado um concurso com o objetivo de realizar obras (inovadoras) no IP3. De acordo com as informações, além das obras na via, será também construída uma rede digital de comunicações que permitirá a troca de informações entre os carros e a própria estrada.

Segundo o ministro da Infraestruturas, Pedro Marques:

Esta será também uma estrada inteligente que passará a ter uma rede Wi-Fi e tecnologia 5G para que gradualmente com a capacidade dos veículos possa ser estabelecido um sistema de comunicação entre a infraestrutura e os veículos e as pessoas possam receber alertas em tempo real.

Todo o IP3 vai ser objeto de uma grande intervenção

Ainda sobre as obras que serão realizadas, Pedro Marques revelou que “cerca de 85%, praticamente a totalidade do IP3 ficará com duas vias para cada lado, tendo perfil de autoestrada, e na quase totalidade do restante teremos duas vias para um lado e uma via para o outro”. A viagem será também mais rápida ao longos dos 75 Km que liga Viseu a Coimbra. Segundo estimativas, o tempo de viagem será reduzido em 1/3 (se hoje a viagem demora cerca de 65 minutos, no futuro deverá passar a demorar menos 22 minutos), com muito mais segurança.

O investimento global da obra será de 134 milhões de euros. Segundo o jornal Público, cerca de 3% do traçado do “novo” IP3 vai manter o perfil de apenas uma via em cada sentido e, por essa razão, constituir uma espécie de tampão no fluxo de tráfego: será na zona de Livraria do Mondego, abrangendo as pontes e margens da Aguieira. Os restantes 12% do traçado terão um perfil 2×1, ou seja, terão em algumas faixas, duas vias de circulação, e uma na outra. A velocidade de circulação permitida não poderá ultrapassar os 90 quilómetros/hora.

O IP3 vai ter perfil de autoestrada mas não terá portagens.

Exit mobile version