Ao todo são 30 as empresas na área do software que se uniram para impor um processo contra a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Em causa está a venda do software de gestão, TOCOnline, pela Ordem, que causou prejuízos económicos, de imagem e reputação às empresas.
O grupo de empresas pede uma indemnização de 11,5 milhões de euros.
Desde 2012 que a Ordem dos Contabilistas começou a comercializar junto dos seus associados o sistema de software de gestão em cloud, o TOCOnline, “um negócio que deve ter dado em 2017 um milhão de lucros à Ordem, e que o grupo de três dezenas de empresas de software, entre as quais a PHC, a Primavera, a Artsoft ou a Wintouch, consideram tratar-se de concorrência desleal, revela o DinheiroVivo.
O TOConline é um sistema de Gestão que facilita a comunicação com o Contabilista e simplifica os processos de Faturação das Empresas e Profissionais liberais.
As empresas “lesadas” dizem não estar em causa a concorrência em si, mas consideram estranho o facto da Ordem dos Contabilistas se tornar uma revendedora ou produtora de software e vender aos seus associados ou a qualquer empresa. De referir que em meados de janeiro, a Justiça indeferiu a providência cautelar colocada pelo grupo de empresas em novembro de 2016.
Na ação, que deverá dar entrada “nos próximos dias”, no Tribunal Administrativo de Lisboa, as empresas pedem uma indemnização de 11,5 milhões pelos prejuízos económicos, de imagem e reputação causados com esta atividade da Ordem.