Segundo um estudo internacional que foi publicado esta Terça-Feira, em Portugal “apenas” existe um computador por cada quatro alunos. Apesar de parecer um mau resultado, a verdade é supera a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) onde cada PC é partilhado por 5 alunos.
O estudo revela também que os jovens portugueses passam cerca de 99 minutos por dia online fora do período de aulas e apenas 25 minutos em tempo de aulas.
Portugal é o país da OCDE onde mais alunos têm acesso a computadores nas escolas (1 computador para 4 alunos). O melhor resultado é conseguido pela Austrália onde existe um computador para cada aluno.
Os dados fazem parte de um estudo baseado no Relatório Pisa 2012 da OCDE – “Estudantes, computadores e aprendizagem” que foi tornando público esta terça-feira, 15 de Setembro. O relatório reflete o impacto da tecnologia nos resultados académicos dos jovens estudantes com 15 anos e, que conclui que a tecnologia ainda não está a ser rentabilizada em salas de aula.
Jovens e a Internet
Relativamente à utilização da Internet, o estudo mostra que os jovens portugueses passam cerca de 99 minutos por dia online fora do período de aulas. Na escola, com um computador para cada 3,7 alunos, os alunos passam em média 25 minutos por dia na internet.
O estudo revela ainda que metade dos estudantes portugueses que foram inquiridos admitiu que já tinham chegado atrasados à escola por causa dos computadores/Internet.
Ao fim de semana, os jovens portugueses navegam durante quase duas horas e meia (149 minutos). O relatório mostra ainda que cada vez menos jovens utilizam a internet para acederem ao email ou chats, mas usam a rede para lazer e fazer download de música, filmes jogos e software.
Via JN/LUSA