A Internet é hoje o espaço que oferece os mais diversos serviços legais mas também ilegais. De acordo com revelações recentes, por apenas 150€ é possível adquirir um certificado de conclusão do 12º ano de escolaridade e a empresa que vende garante sigilo e refere que nenhuma entidade conseguirá descobrir que se trata de um diploma falsificado.
A notícia da falsificação de diplomas do 12º ano aparece hoje no Jornal de Notícias que revela que, por apenas 150€, é possível obter um certificado de conclusão do 12º ano de escolaridade.
A descoberta resultou de um anúncio publicado num portal de empregos, aparentemente por um funcionário identificado com o nome “Mário Freitas” onde podia ler-se o seguinte: “Quer enriquecer o seu currículo e apresentar-se às empresas com o 12º ano completo? Então contacte-me e trataremos de tudo”.
O JN revela ainda que este anúncio já levou o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) a questionar o Governo. Este caso, agora revelado, é semelhante aos casos de venda de diplomas, também na Internet, que foram detectados em 2010 pela Agência Nacional de Qualificação (ANQ), tendo o Ministério Público aberto na altura uma investigação.