De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), as notas de 500 euros vão começar a ser recolhidas já a partir deste domingo e deixam também de ser emitidas em alguns países do euro, com exceção de Áustria e Alemanha por “motivos logísticos” e “a fim de garantir uma transição harmoniosa”.
Os bancos centrais alemão e austríaco continuarão a emitir estas notas até 26 de abril de 2019 inclusive.
É já a partir deste domingo que 17 dos 19 bancos centrais nacionais da zona euro deixam de emitir notas de 500 euros. Estas notas serão recolhidas e destruídas, no entanto, manterão o seu valor por um período ilimitado.
O BCE salienta que o “processo é em tudo idêntico ao que vem ocorrendo relativamente às notas da 1.ª série do Euro (5 euros a 50 euros) que já foram substituídas pelas notas da série Europa, com a única diferença de que não haverá uma nota de 500 euros da série Europa”.
Questionado sobre a quantidade de notas que circulam efetivamente em Portugal, o Banco de Portugal respondeu que “não é possível saber”. Sabe-se, no entanto, que no dia 31 de dezembro de 2018 estavam em circulação cerca de 521 milhões de notas de 500 euros, num valor de mais de 260 mil milhões de euros, de acordo com dados do BCE.
À semelhança das restantes denominações de notas de euro, a nota de 500 euros conservará sempre o seu valor e poderá ser trocada nos bancos centrais nacionais da área do euro por um período ilimitado.