A Samsung anunciou esta semana o seu primeiro anúncio publicitário relativo aos portáteis com ecrã OLED (díodo orgânico emissor de luz), previstos para daqui a um ano.
Kyu Uhm, chefe do Marketing e Vendas Mundiais do Departamento de Computação da Samsung, afirmou que a empresa procurará lançar o produto lá para o final do ano que vem, 2010.
“A Samsung é maior fabricante de ecrãs OLED”, afirmou Uhm. “Adoptaremos esses ecrãs para os portáteis mal estejam disponível para comercialização… provavelmente no 3º trimestre do ano que vem”.
O gestor de produto da empresa, Patrick Povel, disse que a empresa de pesquisa Gartner acredita que os portáteis adoptarão os ecrãs OLED como um novo standard durante os próximos 5 anos.
Os ecrãs feitos de OLEDs (Organig Light-Emitting Diode) transmitem bem mais brilho e contraste que os típicos ecrãs LCD retro-iluminados e a sua reprodução de cor e rácio de refrescamento do ecrã são também melhores, com AMOLEDs (Active-Matrix OLEDs), reproduzindo quatro vezes mais cores que um ecrã típico LCD. Além disso são mais energeticamente eficientes.
Vejam aqui a diferença entre estas duas tecnologias num simples ecrã de telemóvel: