Plataforma de comunicação do Governo
O Governo disponibilizou esta Segunda-Feira um portal que visa concentrar um conjunto de informações num único local. Através de um clique, os utilizadores poderão obter informações dos 11 Ministérios e até quem sabe conseguir chegar ao primeiro-ministro português.
O Portal do Governo concentra um conjunto de informações e tem como objectivo aproximar e dinamizar a relação entre os cidadãos e o Governo. O portal inclui fotos, vídeos, emissões online, informações sobre os 11 Ministérios e a possibilidade de criar o seu próprio movimento.
O que é o “Meu movimentos”?
“O Meu Movimento” é uma forma de dar uma oportunidade a todos de participar no debate sobre o futuro do nosso país.
De uma forma lúdica e simples, qualquer cidadão português pode defender as causas em que acredita, fazendo-se ouvir por todos – e especialmente pelo seu Governo.
Muitos portugueses, especialmente os mais novos, abstêm-se de utilizar os modos constitucionalmente consagrados de se expressar democraticamente.
“O Meu Movimento” inspira-se nos melhores exemplos de comunicação digital existentes no mundo e constitui uma plataforma formativa, transparente e fácil de usar, por cujo intermédio qualquer português, de qualquer idade e em qualquer lugar, pode participar com uma ideia ou uma opinião para melhorar o nosso país.
Para onde vão os seus impostos?
Uma das funcionalidades interessantes da plataforma é a possibilidade dos cidadãos saberem para onde vão os seus impostos. Para tal basta indicar o Estado Civil, Rendimento anual bruto e número de pessoas que constituem o agregado familiar.
Da simulação resultam valores aproximados, apenas para fins pedagógicos. É validado um rendimento anual bruto de 500.000€ para o estado civil casado e até 250.000€ nos restantes casos. Além disso são ainda apresentadas algumas pequenas informações do tipo:
Sabia que…
…em 2012, cerca de 11% da despesa total das Administrações Públicas vai destinar-se ao pagamento de juros? (Fonte: Orçamento do Estado para 2012, Contas das Administrações Públicas – Contabilidade Nacional, 2012)
Segundo informações, o projecto custou ao Estado cerca de 75 mil euros, foi elaborado pela agência The Grand Union e pretende ser «a plataforma de comunicação do Governo por excelência»,, sob a coordenação de Marta Sousa, assessora do primeiro-ministro e responsável pelo Grupo de Projecto para as Tecnologias de Informação (TIC).