Pplware

Porta 65 Jovem: Fraudes obrigam a devolver 3 milhões de euros

O Programa Porta 65 Jovem tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando-os a estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. Mas o estado detetou muitos casos de fraude no programa Porta 65 e vai obrigar agora a devolução dos apoios, sendo que o total deverá rondar os 3 milhões de euros.


O Estado descobriu muitas falcatruas no Programa Porta 65 Jovem que visa ajudar os jovens a arrendar casa. O montante foi divulgado pelo próprio presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Victor Reis, ontem, numa audição com os deputados, no Parlamento. Segundo o presidente do IHRU:

Haverá centenas e centenas de casos de documentos falsificados, bilhetes de identidade falsificados, residências falsificadas, contratos de arrendamento falsificados, recibos de renda falsificados, que o sistema permitiu apanhar em resultado do cruzamento de informação com a Autoridade Tributária (AT).

Victor Reis refere ainda que o montante…

Já ultrapassará os três milhões de euros os valores de renda que foram exigidos a devolução aos candidatos por situações até de fraude

O que é o Programa Porta 65

O Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.

Quem pode candidatar-se a este programa?

Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que reúnam as seguintes condições:

Exit mobile version