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Pokémon GO faz mais dinheiro do que todos os jogos móveis

Pokémon GO tornou-se num jogo que movimenta milhões de pessoas. Obriga-as a deixar o ecrã do computador e a fazer quilómetros na caça dos pequenos monstros virtuais.

Depois do jogo ter sido descarregado milhões de vezes nas lojas Android e iOS (além das outras formas de o instalar fora das lojas), as receitas das compras dentro do jogo (in app) já atingiram recordes, batendo tudo e todos. Pokémon GO superou o resto do mercado de jogos móveis em poucos dias.

O jogo arrasta milhões de utilizadores para uma caça por esse mundo fora. A estratégia da Niantic, produtora do jogo, funcionou muito bem quer na aceitação do jogo quer na forma de conquistar receita.

 

Pokémon GO faz num dia metade da receita de todo o mercado

Dados agora revelados referem que as compras dentro da app Pokémon GO superaram já o resto do mercado de jogos móveis. Só no passado dia 10 de Julho, as receitas do jogo ascenderam a quase 47% do total de receitas nesse dia de todo o universo de jogos móveis.

O jogo, contudo, está a moldar o mercado também noutras formas. Os jogadores que tradicionalmente nunca fizeram compras dentro de um jogo, estão a mudar neste jogo a sua forma de actuar. Para conseguirem avançar e ter algumas oportunidades de se evidenciarem, este naipe de jogadores está a comprar, a ser atraído a gastar dinheiro.

Os dados indicam que 53% dos que fizeram uma compra in-app com Pokémon GO, teriam feito nos últimos 6 meses apenas uma ou mesmo nenhuma compra. Contudo, há 16% dos treinadores de Pokémons que, nesse mesmo período, gastaram dinheiro em pelo menos 9 aplicações.

 

Um olhar sobre as PokéCoins

A moeda principal no Pokémon GO é a PokéCoin. Os dados das compras dentro do jogo mostram que o pacote de “valor” mais usado são 100 PokéCoins, o que corresponde a cerca de 37% dos packs adquiridos dentro do jogo, pacote que custa 99 cêntimos.

Há depois outro nível de “gastadores”: enquanto muitos compradores estão apenas a adquirir a moeda Pokémon de entrada de nível, um outro produto intermédio, de 1.200 PokéCoins, é actualmente o pacote moeda mais lucrativo para o jogo. Mais de 30% da receita que o Pokémon GO gera chega por via desta compra que custa 9,99 euros.

 

Metade dos compradores no Pokémon são adultos

Se entende que este jogo está a ser massivamente jogado por crianças e adolescentes, saiba que, por nostalgia ou outro factor qualquer, quem dá mais dinheiro a ganhar à empresa são adultos de barba rija: 52% dos pagadores dentro do jogo têm idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos. Muitos deles fazem parte da geração que viu este jogo chegar ao mercado nos anos 90.

Se analisarmos por género, três quartos dos jogadores são masculinos, o que significa que um quarto destes milhares de pessoas… é mulher também agarrada a este jogo viral!

Os jogadores estão delirantes com o Pokémon Go. São grupos de desconhecidos que se juntam em locais, carros parados no meio do trânsito, pessoas a correr de um lado para o outro… todos com o mesmo objectivo: apanhar Pokémons! Apesar de alguns perigos, a loucura está instalada e a Internet só fala disso. Chega mesmo a ser mais popular que a procura por pornografia, e ainda não está disponível em todo o mundo.

Há já grupos do Facebook com especial atenção ao jogo, há truques e dicas e muita informação dedicada para ajudar o utilizador a alcançar o sucesso. Afinal, este é um jogo que fez o jogador levantar-se e caminhar!

 

Sobre estes dados

A amostragem retirada pela empresa Slice Intelligence tem como base o mercado dos Estados Unidos. Com um painel de mais de 4 milhões de compradores online, a empresa disponibiliza os dados de forma detalhada e precisa conforme a disponibilidade dos mesmos no comércio digital diário.

Saiba mais sobre a Slice Intelligence.

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