Pplware

PoeTryMe – O poeta artificial português chegou ao Twitter

Portugal foi um país de onde surgiram grandes nomes da escrita e poesia que se destacaram pelos seus textos sobre os feitos e histórias do nosso povo.

Da Universidade de Coimbra chega-nos um novo poeta nacional, mas desta vez, com uma escrita suportada por uma inteligência artificial, o PoeTryMe.

 

O PoeTryMe é um sistema de criatividade computacional, desenvolvido pelo Hugo Oliveira, investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, que gera autonomamente poemas em menos de 1 minuto.

Através de redes de palavras, relacionadas de acordo com os seus sentidos e através de padrões de versos obtidos a partir da análise de poesia escrita por humanos, este sistema inteligente gera poemas sobre os mais diversos temas da actualidade.

 

O PoeTryMe está agora presente no Twitter

Recentemente, este sistema chegou ao Twitter, onde irá gerar regularmente poemas com base nos temas mais falados nesta rede social.

Para as publicações serem possíveis, o sistema detecta os últimos tweets sobre os temas mais comentados do dia, efectua uma contagem das palavras mais usadas, retira os termos que considera ruído e adiciona substantivos, verbos e adjectivos usados mais frequentemente como ponto de partida para os novos poemas.

Segundo a Universidade de Coimbra, a motivação do investigador para esta expansão foi testar os limites do sistema e encontrar uma forma automática de criar poemas a partir de diferentes fontes de inspiração virtual.

“O Twitter é uma autêntica montra para sistemas que brincam com o texto e o objetivo do PoeTryMe é precisamente brincar com as palavras”

Hugo Oliveira, criador do PoeTryMe.

Para aqueles que tenham curiosidade em testar este sistema, já é possível testá-lo através de uma plataforma inteligente simplificada disponível no site do poeta artificial.

 

Serão os sistemas artificiais capazes de produzir textos com a mesma qualidade dos humanos?

Exit mobile version