3 anos, 2 meses e 11 dias, foi quanto o sistema da Sony aguentou. Muito seguro, é certo, nas não tão seguro assim para o George Hotz (GeoHot), uns dos pais do jailbreak para o iPhone que em 5 semanas conseguiu hackear a Playstation3.
A Playstation3 usada por este jovem foi-lhe enviada por um site que tem como tema o iPhone. Mas mais curioso é o facto de GeoHot não ser adepto de jogos de consola e apenas ter um que usou para testar o seu feito. Este passo permite que os utilizadores possam usar jogos pirata na nova consola da Sony!
GeoHot conseguiu ter acesso à escrita e à leitura da memória da Ps3, utilizando para isso 95% de software e 5% de hardware. O jovem diz também que este sistema usado para “hackear” a consola é quase impossível de corrigir, mas é claro que a Sony ainda terá uma palavra a dizer e está já a investigar o que foi divulgado.
Mas os utilizadores terão ainda que esperar. Segundo parece o “método” usado recorre a um driver 3D, pois parece que lhe bloqueiam o acesso. Assim, GeoHot não lançará o exploit, até que alguém com conhecimentos “certifique”, por assim dizer o seu feito. Nessa altura o processo será terminado e a Playstation será desbloqueada.
Até lá, o jovem GeoHot irá continuar a postar no seu blogue mais novidades sobre isto e sobre o que pode (ou não) vir a acontecer.
Veremos também a posição da Sony, que poderá fazer o mesmo que na PSP. Bloquear conteúdos a versões de firmware antigas e assim limitar as versões hackeadas.
Update: O Geohot decidiu reconsiderar e lançou mesmo o exploit para o público, à espera que alguém o utilize para ir avante e tornar a PS3 capaz de correr jogos piratas, e jogos da PS2.