O PiVPN é um projeto que permite facilmente instalar e configurar o OpenVPN no RPI e transformar o equipamento num servidor de VPNs. Além do processo de instalação simplificado, o PiVPN dá a possibilidade de se criarem e gerirem utilizadores.
O Raspberry Pi (RPI) tem um conjunto de características das quais podemos tirar partido para ter em funcionamento os mais diversos serviços.
Além do baixo consumo energético, o RPI tem também algum poder computacional e nesse sentido nada melhor que usá-lo para garantir a segurança das nossas comunicações.
Para que preciso de um servidor de VPNs?
Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network) garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e confidencialidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a criptografia dos pacotes, garantindo que estes não sejam lidos por terceiros.
Outra das vantagens da utilização de uma VPN tem a ver com a questão da localização, que fica “mascarada”, ou seja, o endereço público associado à comunicação passa a ser o do servidor VPN onde estamos ligados. São várias as vantagens de ter um servidor de VPNs.
Com instalar o PiVPN no Raspberry Pi ?
Como referido, o PiVPN é um script que permite facilmente criar um servidor VPN, usando o OpenVPN. Para executar o PiVPN no seu RPI basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Obter e executar o PiVPN
Para isso devem abrir a consola e introduzir o seguinte comando:
sudo curl -L https://install.pivpn.io | bash
Se quiser ter todos os passos de instalação pode consultar aqui o nosso tutorial passo a passo. Não se esqueçam que o servidor de VPN deverá ter associado um endereço público ou então devem configurar o mecanismo de portforwarding no vosso router.