A tecnologia é mais do que um comodismo, uma necessidade nos dias de hoje e está espalhada no nosso meio envolvente, reflectindo-se em quase tudo com que temos contacto. Contudo, aqueles que de uma forma mais obscura tiram partido dela, podem representar um risco para a nossa segurança ou simplesmente usá-la em situações caricatas.
Foi uma falha de segurança que transformou algo banal como um passeio de bicicleta, num acontecimento hilariante, segundo a maioria das pessoas que o presenciaram.
Neste fim de semana na cidade de Zamora em Espanha, um kiosk usado para controlar o empréstimo de bicicletas foi comprometido por um pirata informático que neste projectou um filme pornográfico.
Francisco Guarido um dos vereadores da Câmara Municipal, pertencente ao partido esquerda unida, deslocou-se ao local tendo descrito a inesperada projecção. Segundo as suas palavras a sessão picante, embora com um som de reprodução de baixa qualidade, era dotada de uma “insuspeita nitidez”, não escondendo a sua admiração devido ao intuito original destes ecrãs, ter sido o de apenas os usar para controlar o aluguer de bicicletas.
Claro que esta situação, provocou sentimentos distintos na população desta pacata cidade. Independentemente do sentimento de escândalo, indignação ou divertimento de alguns em pouco espaço de tempo se juntou uma boa massa humana de pessoas, com os olhos fixados no ecrã do Kiosk.
Segundo parece quando alertada pela alegada “ocorrência”, a mulher polícia que se encontrava nas imediações, não conseguiu parar de rir, enquanto espalhava o seu divertimento pelos seus colegas na esquadra via rádio.
Esta película da sétima arte não terá sido de agrado de todos, tendo levado à exaltação de duas mulheres idosas com o vereador por permitir tal espectáculo, responsabilizando-o directamente pela situação.
As autoridades depois de uma hora de tentarem sem sucesso pôr um ponto final nesta inesperada sessão pública, (ou se calhar à espera que o filme terminasse, porque é muito feio deixar um filme a meio 😉 ) selaram o ecrã.
Para Guarido esta situação não passa de uma anedota, embora seja uma prova da fragilidade do sistema que controla os pontos de acesso a bicicletas. O Vereador garante que depois do sucedido terá pedido à empresa concessionária do sistema que reforce as medidas de segurança. El Mundo