Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Muito se tem falado nos últimos meses sobre a privacidade e a violação da mesma por parte das grandes empresas um pouco por todo o mundo. E, na verdade, a cada dia que passa vão surgindo notícias de empresas que todos os dias violam a privacidade dos seus utilizadores.
Se Edward Snowden considera a Google a maior fonte de informação sobre os utilizadores, nos Estados Unidos a discussão envolve as duas maiores empresas de comunicações, a Verizon e AT&T.
E o assunto são os permacookies, sabe o que são?
As duas empresas norte-americanas foram apanhadas no meio de uma discussão sobre a privacidade dos seus utilizadores, depois de ter sido tornado público que as duas empresas estão a utilizar “permacookies”.
Mas o que é isto dos “permacookies”?
Basicamente este é um método utilizado pelas empresas para controlar os seus utilizadores de forma a conseguirem obter informações sobre a sua navegação na Internet, com o objectivo de vender essas informações a terceiros, que neste caso, são empresas de publicidade.
Até ao momento, a Verizon continua a utilizar este serviço, mas a AT&T deixou de utilizar, segundo avançou a ProPublica.org na passada sexta-feira.
Segundo afirmou a empresa AT&T este programa faria parte de um teste que estaria a ser elaborado pela empresa e que num futuro próximo vai permitir aos seus utilizadores escolher se querem participar neste programa ou não, quando a empresa começar a utilizar os “permacookies” para fins publicitários.
Mas o que são os “permacookies” especificamente?
São cookies tradicionais? A resposta é simples: não. Os “permacookies” são identificadores únicos anexados aos endereços dos sites visitados pelos utilizadores, de forma a ter acesso ao tipo de sites visitados pelos mesmos.
Mas qual é a principal diferença entre estes e os cookies tradicionais?
Basicamente, enquanto o utilizador pode controlar e apagar os seus cookies tradicionais, os “permacookies” não podem ser totalmente bloqueados ou apagados, estando estes a ser completamente manipulados pelos fornecedores dos serviços de Internet.
Será que a cada dia que passa vamos continuar a pagar a prestadores de serviços que nos tratam como verdadeira mercadoria?
Este é o eco que se ouve sobre o assunto, há um incomodo no ar que começa a ser cada vez mais sonoro e detectável, por entre os “utilizadores anónimos”… ou algo parecido!
A verdade é que este é só um de muitos exemplos do que tem acontecido um pouco por todo o mundo. Como podemos nós impedir estas gigantes de violar a nossa privacidade sem qualquer tipo de autorização? Provavelmente, jamais haverá privacidade.