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Perdeu ou roubaram-lhe o smartphone este Verão?

No Verão é normal passarmos mais tempo “agarrados” ao smartphone uma vez que é o equipamento que nos permite estar em contacto com o mundo.  Mas é também neste período que se regista um maior número de roubos e perdas, especialmente nas praias, bares e até em superfícies comercias.

Face a este cenário, a Sophos divulgou uma lista de conselhos para uma boa utilização dos dispositivos móveis para ter uma férias mais seguras e calmas.

A Sophos elaborou um “decálogo” relativamente às férias de verão com os principais pontos que o utilizador de Android, o sistema operativo móvel mais popular actualmente, devem conhecer e “configurar” segundo o seu próprio critério de segurança para minimizar os riscos de um possível roubo ou perda de um dispositivo. É melhor prevenir que remediar.

1) Bloqueio do ecrã

No caso de perda ou roubo, esta é uma boa medida para salvaguardar os dados e evitar o uso imediato e indiscriminado de quem se quer aproveitar desta situação. É possível configurar esta funcionalidade para que se active no momento em que desliga o ecrã, impedindo o acesso ao equipamento sem uma password ou um PIN. Variando de dispositivo para dispositivo, é possível escolher entre cinco bloqueios: PIN, password, padrão desenhado na tela, reconhecimento facial e leitor de impressão digital.

2) Bloqueio do SIM

Bloquear o cartão SIM com um PIN de quarto números impede que seja possível ser usado noutro telefone, evitando prováveis sustos na factura e também que que se possa anular o bloqueio do ecrã com um “hard reset” (processo em que se coloca o telefone nas configurações de fábrica), sempre que o combinado com uma password do ecrã.

3) Aplicações para localizar o smartphone e/ou apagar os conteúdos

Existem várias aplicações, como o Sophos Mobile Control, que permitem localizar um dispositivo ou apagar os seus dados à distância. Mesmo assim, o próprio Android e a Google oferecem em todos os dispositivos um sistema menos sofisticado mas que permite a localização do dispositivo num mapa, a eliminação dos dados ou o reset das definições de fábrica à distância.

4) A Cloud como cópia de segurança

todos os dispositivos Android têm a possibilidade de armazenar a informação na Cloud. É, por exemplo, possível configurar a agenda dos contactos para que o dispositivo utilize sempre os dados armazenados no Google.

Também pode fazer backups do calendário, das fotos e vídeos com Google+, cópias de segurança de documentos no Google Drive, e do correio electrónico, das conversações do WhatsApp e das configurações de aplicações, etc. Pode proteger tudo caso perca o equipamento, de forma a depois recuperar tudo imediatamente utilizando outro equipamento com a mesma conta. Esta prática é sempre recomendada quando a informação armazenada na cloud não é sensível.

Caso se trate de informação profissional deverá ter em conta as políticas da empresa.

5) Saber o IMEI

É uma medida recomendável para qualquer telefone móvel, e não só para os equipamentos Android. Trata-se de um número com 15 dígitos que identifica cada um dos dispositivos existentes e que será solicitado pela polícia caso denunciar um roubo. Embora seja pouco provável a recuperação do dispositivo, serve para confirmar o dono desse equipamento. O número normalmente vem na embalagem original do telefone, mas também se pode encontrá-lo debaixo da bateria ou clicando na sequência *#06# e tecla de chamada de qualquer terminal.

6) Passwords para limitar o acesso às aplicações

Algumas aplicações oferecem a possibilidade de ter um maior nível de segurança, permitindo configurar um acesso com password. É também possível utilizar aplicações que se encarregam de esconder o conteúdo que queremos manter a salvo dos intrusos.

7) Avisar a empresa de telecomunicações

As zonas movimentadas são os espaços preferidos pelos profissionais dos assaltos. Se for vítima de roubo, deve ligar o quanto antes para a sua operadora ou visitar uma das suas lojas para anular o cartão e pedir uma segunda via.

8) Evite emprestar o equipamento ou partilhar as passwords

Não é estranho ver empréstimos de telemóveis, sobretudo entre os mais jovens, que chegam a partilhar, em nome de uma boa amizade, as senhas para aceder aos espaços privados do seu telemóvel, o que é algo a evitar a todo o custo. Se não tem outra solução além do empréstimo do telemóvel, deverá sempre fazer empréstimos por pouco tempo, e sob a sua supervisão. Deverá depois trocar as passwords.

Como tem protegido o seu dispositivo móvel?

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