Pplware

Pela primeira vez em 12 anos Spam atinge valor abaixo dos 50%

O Spam é uma das maiores pragas da Internet. Diariamente recebemos mensagens deste tipo, sem que tal tenhamos pedido. Mesmo com sistemas inteligentes a tentar defender-nos, continuamos a receber mensagens que nos tentam vender produtos ou a querer cativar-nos para esquemas fraudulentos.

A quantidade destas mensagens parece que está sempre a aumentar, mas a verdade é que, e pela primeira vez em 12 anos, o número de mensagens de spam diminuiu.

As taxas de Spam nas caixa de correio electrónico sempre foram elevadas. Esta forma de publicidade tem conseguido contornar todos os mecanismos que os serviços de email implementam, com as consequentes perdas para os utilizadores.

Mas um relatório recente da empresa de segurança Symantec veio mostrar que esta tendência está a baixar e que pela primeira vez em 12 anos o número das mensagens legítimas recebidas ultrapassa as mensagens de Spam.

Numa análise feita aos seus clientes, “apenas” 49.7% das mensagens foram categorizadas como Spam. Apesar de ser um valor ainda muito elevado, representa um decréscimo que muitos esperavam ver.

Mesmo sendo com uma amostra muito reduzida, e a Symantec tem apenas 2% do mercado das aplicações AV e anti-Spam, é representativo de uma tendência que se espera venha a manter.

Também o número de ataques de Phishing e de malware enviado por email baixou, mas isso não impediu que surgissem muitas mais novas versões deste tipo de ataques.

As causas para esta diminuição não são claras e nem a própria empresa as consegue apontar, mas estão de certeza relacionadas com novas técnicas de detecção de mensagens de spam e também com os próprios filtros que os utilizadores criam, para se proteger desta praga.

Com as protecções a serem mais eficientes, todos os que se dedicam a enviar este tipo de mensagens acabam por ter de inventar novas técnicas ou simplesmente terem de deixar de enviar mensagens.

O valor das mensagens Spam é ainda muito elevado, mas esta diminuição pode significar uma nova tendência que se espera venha a conseguir livrar os utilizadores da maior praga da Internet.

Exit mobile version