A astronauta norte-americana Peggy Whitson regressou este sábado à Terra, tendo terminado uma missão de cerca de 10 meses, mais concretamente 288 dias.
Whitson, de 57 anos, passa assim a ser a astronauta, à escala mundial, com mais tempo passado no Espaço numa única missão.
Formada em Bioquímica, a astronauta norte-americana Peggy Whitson terminou este sábado a sua missão na Estação Espacial Internacional. Com inicio em novembro de 2016, esta missão levou os astronautas a percorrer 196,7 milhões de quilómetros e a realizar 4623 órbitas em torno da Terra.
Além do recorde de tempo no Espaço, Whitson passa também a ser a astronauta (mulher) com mais caminhadas espaciais. Contas feitas, Peggy Whitson, que se estreou como astronauta em 1997, tem agora um recorde de 665 dias no Espaço, batendo qualquer outro astronauta norte-americano.
Whitson saiu da Estação Espacial Internacional junto com o americano Jack Fischer da NASA e com o russo Fyodor Yurchikhin da agência espacial russa Roscosmos, que agora tem 673 dias distribuídos por cinco missões. A cápsula Soyuz aterrou no Cazaquistão.
De referir ainda que o recorde mundial em órbita pertence ao cosmonauta russo Gennady Pedalka (879 dias).
Via NASA