Pplware

Paul Otellini, CEO da Intel, reforma-se em Maio

Algumas figuras marcam as empresas e os rumos que elas tomam. São a face do seu negocio e marcam uma era. É este o exemplo de Paul Otellini, o CEO da Intel.

Mas como todos os grandes lídes, também Paul Otellini resolveu terminar a sua actividade e decidiu reformar-se. Vai manter-se na empresa, mas com outras funções menos executivas.

A Intel Corporation anunciou que o presidente e CEO da empresa, Paul Otellini, decidiu reformar-se enquanto colaborador e director a partir da reunião anual da empresa com os seus stakeholders, que terá lugar em Maio. Este anúncio marca o início de uma transição calma de liderança que irá decorrer nos próximos seis meses. A decisão de Otellini marca o fim de uma carreira notável de quase 40 anos de serviço contínuo prestado à empresa e aos seus accionistas.

Algumas das figura de proa da Intel classificam Paul Otellini como um gestor que revolucionou a Intel e que levou a empresa a rumos que a tornaram o gigante que é hoje.

“O Paul Otellini tem sido um líder muito forte; é o quinto CEO da empresa em 45 anos da grande história da empresa e geriu a empresa ao longo de vários anos de desafios e perante diferentes transições de mercado”, afirmou Andy Bryant, Presidente do Conselho. “O conselho está bastante grato pelas suas inúmeras contribuições à empresa e pelo mandato distinto como CEO ao longo destes últimos oito anos”.

“Tive o privilégio de liderar uma das maiores empresas do mundo”, disse Otellini. “Depois de quase quatro décadas na empresa e de oito anos como CEO, chegou a altura de seguir em frente e de passar o testemunho a uma nova geração de líderes. Estou ansioso por trabalhar com o Andy, com o conselho e com a equipa de gestão durante este período de transição de seis meses, e de estar disponível como conselheiro de gestão depois de me reformar como CEO”.

O Conselho de Administração irá gerir o processo de escolha do sucessor de Paul Otellini e considerar candidatos internos e externos para o cargo.

A empresa anunciou igualmente que o Conselho de Administração aprovou a promoção de três executivos para o cargo de Vice-Presidente executivo: Renee James, Director de negócios de software da Intel; Brian Krzanich, Director de Operações e Director de produção em todo o mundo, e Stacy Smith , Director Financeiro e Director de estratégia corporativa.

Durante o mandato de Otellini como CEO – desde o segundo trimestre de 2005 até o terceiro trimestre de 2012 – a Intel:

A partir do final de 2005 até o final de 2011, a Intel registou números recordes em termos de receita e lucro líquido. Durante este período, a receita anual cresceu de 38,8 mil milhões de dólares para 54 mil milhões de dólares, sendo que o lucro anual por acção cresceu de 1,40 dólares para 2,39 dólares.

Para além do desempenho financeiro, a Intel, alcançou marcos notáveis em áreas de importância estratégica sob a liderança de Paul Otellini. Durante este período, a empresa:


Homepage: Intel

Exit mobile version