Longe vão os tempos em que as famílias se reuniam às refeições e conversavam entre elas. Hoje em dia há sempre um smarpthone ou tablet a “quebrar” as conversas e quando damos conta já estamos desligados do ambiente real e rapidamente entramos no mundo virtual.
No discurso semanal em Roma, o Papa Francisco referiu que é hora das famílias desligarem os smrtphones e TVs pelo menos nas horas das refeições.
Directo como sempre o é, o Santo Pontífice Francisco defendeu que a tecnologia está a destruir o conceito de família. Para o Papa Francisco, as famílias passam pouco tempo juntas e quando tal acontece a tecnologia absorve o momento.
Durante o seu discurso, o Papa alertou para o facto das novas tecnologias estarem a substituir a interação humana.
La convivialità è un termometro sicuro per misurare la salute dei rapporti: se in famiglia c’è qualcosa che non va, o qualche ferita nascosta, a tavola si capisce subito. Una famiglia che non mangia quasi mai insieme, o in cui a tavola non si parla ma si guarda la televisione, o lo smartphone, è una famiglia “poco famiglia”.
Independentemente se o momento a partilhar é de alegria ou de tristeza, o Papa considera que esses são momentos únicos e que devem vividos em família mantendo a tecnologia à parte.