O Papa Francisco continua bastante ativo apesar da idade e de algumas debilidades visíveis. Numa palavra direcionada para os jovens, o Sumo Pontífice diz que os jovens têm de desligar o telemóvel.
Papa Francisco diz que jovens devem procurar pessoas
Num evento com jovens na cidade de Veneza, em Itália, o Papa Francisco apelou que estes “deixem o telemóvel” e “procurem pessoas” para não se tornarem “profissionais compulsivos da digitação”. “Eu digo-lhes: não se isolem, procurem os outros, experimentem Deus juntos, sigam caminhos de grupo sem se cansar. Vocês poderiam dizer: ‘Mas ao meu redor todos estão no telemóvel, colados nas redes sociais e nos videojogos'”, declarou o Papa.
“Vão sem medo contra a corrente: tomem a vida nas suas mãos, coloquem-se no jogo, desliguem a televisão e abra o Evangelho. Isso é demais, é? Deixem o telemóvel e conheçam pessoas”, disse.
Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, o alto chefe da igreja veio dizer em 2021 que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis. Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.