Pplware

Panda revela previsões para segurança informática em 2012

Segundo o PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, a violação de privacidade e o roubo de dados serão os principais problemas relacionados com segurança em que as organizações se deverão focar durante o próximo ano.

ciber-espionagem e os ataques nas redes sociais serão tendências a observar atentamente, em conjunto com os outros tipos de ameaças tradicionais.

ciber-espionagem destinada a empresas e organizações governamentais será mais predominante este ano. Da Nova Zelândia ao Canadá, passando pelo Japão e pelo Parlamento Europeu, foram inúmeros os ataques destinados ao roubo de informação secreta ou classificada.

De acordo com Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs: “Vivemos num mundo em que toda a informação se encontra em formato digital, e por isso os espiões modernos já não necessitam de se infiltrar em instalações para roubar informação. Desde que tenham os conhecimentos informáticos necessários, poderão gerar o caos e aceder aos segredos melhor guardados das organizações sem sequer sairem da sua sala.”

No caso dos utilizadores particulares, os ciber-criminosos continuarão a estar direccionados para as redes sociaispara procederem ao roubo de dados pessoais. As técnicas de engenharia social destinadas a explorar a ingenuidade dos utilizadores com menos conhecimentos, tornaram-se no principal método de ataque para os hackers.

“As redes sociais representam um espaço em que os utilizadores se sentem seguros ao interagirem com amigos e familiares. O problema é que os atacantes estão a criar worms que tiram partido da falsa sensação de segurança para propagar as suas criações, tornando-se extremamente fácil enganar utilizadores com mensagens genéricas como “Olha, estás neste vídeo”, por exemplo. “Por vezes, a curiosidade pode ser o nosso pior inimigo” explica Corrons.

O PandaLabs revela as suas principais previsões para a segurança informática em 2012:

“O cenário global não está a melhorar. À medida que as novas tecnologias avançam, os ciber-criminosos desenvolvem novos modos de ataque, por vezes apenas adaptando técnicas já existentes a novas plataformas. O resultado final é a falsa sensação de segurança por parte dos utilizadores, que se mostra o melhor amigo dos ciber-criminosos.”

Exit mobile version