Pplware

Página de Fans de Mark Zuckerberg no Facebook hackada

Por muito que não queiramos, todos estamos expostos na Internet à (má vontade) de um grupo de indivíduos que lutam da sua forma muito peculiar contra o “sistema”. É a versão mais moderna de um tipo de revolta contra tudo o que é e está estabelecido. Por norma esses “ataques” expressam-se na forma de ataques a sites ou a serviços e apenas pretendem dar a conhecer ao mundo os seus feitos e as suas causas.

Desta vez a vítima foi um pouco inesperada e vem mostrar que por mais segurança que seja aplicada, ninguém está imune a este tipo de ataques. A vítima desta fez foi a página de fans de Mark Zuckerberg, dono e inventor do Facebook.

A forma do ataque veio na forma de uma mensagem muito estranha, publicada esta tarde na página de fans de Mark Zuckerberg. O texto era muito estranho e claramente não foi colocado pelo dono da página.

Em poucos minutos essa mensagem reuniu mais de 1800 “likes” e mais de 500 comentário. O texto colocado pelo suposto hacker apelava à transformação do Facebook num negócio social, da mesma forma que Muhammad Yunus, prémio Nobel da Paz em 2006, o descreve.

A página de Fans de Mark Zuckerberg foi prontamente retirada do ar e encontra-se por agora inacessível.

Let the hacking begin: If facebook needs money, instead of going to the banks, why doesn’t Facebook let its users invest in Facebook in a social way? Why not transform Facebook into a ‘social business’ the way Nobel Price winner Muhammad Yunus described it? http://bit.ly/fs6rT3 What do you think? #hackercup2011

O texto remete no seu final para um link, que aponta para um artigo da Wikipédia, onde são descritos os princípios e a filosofia desse negócio social. Outra curiosidade é a tag que é colocada no final do texto – #hackercup2011. A Hackercup é uma competição de programação anual, patrocinada pelo Facebook, onde os hackers competem entre si para ganharem fama, fortuna, glória e a possibilidade de tentarem ser os melhores do mundo. Será que este ataque está relacionado com esta competição? Será esta a forma suprema de mostrar que quem o fez é o melhor hacker do mundo?

Concursos e mensagens politicas à parte, este ataque vem mais uma vez provar que mesmo as empresas e os utilizadores mais preparados e protegidos estão sujeitos a situações destas. Basta um momento de distracção e podemos ver comprometido o nosso perfil na Internet e dados que tenhamos ali guardados. Desta vez foi, aparentemente, apenas a página de Fans de Mark Zuckerberg, mas para a próxima pode ser bem pior. Estejam atentos!


Homepage: Facebook

Exit mobile version