E trouxe com ele o iTunes 12.
A nova política da Apple de disponibilizar versões de testes dos seus novos sistemas operativos tem dado aos utilizadores a possibilidade de os testarem antes de serem lançados de forma final. São versões ainda incompletas, mas já perfeitamente capazes de serem usadas por todos no dia-a-dia.
Depois de terem lançado esta semana a Developer Preview 6 do OSX 10.10 Yosemite, chegou agora a segunda versão beta pública do Yosemite.
A versão de testes públicos do OSX Yosemite tem estado a ser lançada a um ritmo muito inferior das restantes versões de testes deste sistema operativo.
A razão prende-se com o público-alvo que a recebe e com as expectativas que estes fazem destes novos sistemas operativos.
Depois de lançada há cerca de um mês, esta versão de testes recebeu agora a sua primeira actualização, apenas um dia depois da 6ª versão de testes para os programadores.
As novidades não são de todo visíveis, mas existe uma grande alteração em alguns elementos estéticos e gráficos, tal como se viu na última versão Developer Preview.
Do que é possível ver é muito provável que estas duas versões sejam similares, o que mostra a qualidade e a estabilidade destas duas versões do Yosemite.
O trabalho maior que se pode ver entre estas duas versões beta estão no transpor para o look Yosemite da maioria das aplicações Apple, colocando-as assim prontas para a chegada da versão final.
Claro que se notam melhorias a nível do comportamento do próprio sistema e também a correcção de alguns bugs que o afectavam e que foram reportados por quem a tem estado a testar.
A acompanhar esta nova versão está também disponível a mais recente versão do iTunes, que agora atinge a versão 12. Também aqui as maiores novidades são estéticas, com o redesenhar da maioria dos ícones do iTunes.
Todos os que estão no programa de testes beta da Apple vão encontrar esta actualização na App Store, pronta a ser instalada. São 1.5 GB repletos de novidades e de melhorias ao Yosemite.
Caso queiram testar a versão de testes podem fazer o registo na página do programa de testes da Apple. O limite imposto pela Apple seria um milhão de utilizadores, mas parece que esse número ainda não foi atingido, estando a Apple ainda a disponibilizar a versão de testes.
Lembrem-se no entanto que esta versão é de testes e que a Apple não garante o correcto funcionamento da mesma em todas as situações, não devendo por isso ser usada em instalações de dia-a-dia.