A Apple é uma empresa que tem padrões de qualidade muito exigentes e conta com pessoas de qualidade e experiência ímpar. São esses factores que têm garantido a sua longevidade a par da visão futurista do mítico Steve Jobs. Cada cargo está devidamente balizado nos processos de desenvolvimento de produtos da Apple e o rigor (por vezes excessivo) sempre foi apanágio da marca de Cupertino.
Quanto ganharão os responsáveis de cada cargo? Serão bem pagos numa empresa que é a mais rica no segmento tecnológico? É isso que vamos saber.
O site Business Insider realizou um ranking com alguns dos trabalhos mais bem pagos na Apple, recorrendo a dados extraídos do Glassdoor. Este serviço foi feito com base nos trabalhadores, excluindo os altos cargos directivos ou os chefes de projectos ou de secção, como Tim Cook, Scott Forstall ou Jonathan Ive. Falamos de engenheiros de software e hardware, desenhadores, executivos de contas, etc…
Comparando com os dados da Google, vemos que a Apple, no geral, é algo menos generosa com os seus funcionários que a Google, no entanto os seus designers estão tão valorizados que chegam mesmo a ganhar mais que os melhores engenheiros da Google.
- Director de Arte ($ 133.664) – Surpresa! Este é o trabalho mais bem pago na Apple, são as pessoas que tratam do aspecto dos produtos e gerem o impacto visual dos seus produtos nos clientes.
- Engenheiro Sénior de Software ($ 126.325) – Logo abaixo estão os principais engenheiros de software dedicados aos melhores pontos dos sistemas operativos e aplicações da maçã.
- Engenheiro Sénior de Hardware ($ 124.893) – O mesmo vale para a outra metade da equação deste binómio que tem sido fundamental ao longo dos anos, tirando um ou outro acidente nos anos sombrios da marca.
- Gestor de Produtos ($ 118.556) – Os responsáveis de cada produto seguem os padrões de qualidade da Apple implicando-se em cada parte do processo de criação.
- Engenheiro de Desenho de Produto ($ 116.019) – Mais uma vez os designers ao poder, recebendo um salário maior do que muitos outros engenheiros.
- Administrador de Bases de Dados ($ 105.382) – Estas pessoas estão preocupadas que a App Store funcione bem, que o Siri seja capaz de responder às nossas questões ou, adicionalmente, para gerir a página online da Apple, quando a vemos “encerrada”.
- Engenheiro de Hardware (105.316 $). Na base dos engenheiros este posto hierarquicamente está uns pontos abaixo do Engenheiro sénior, estes serão os “novos” na operação.
- Engenheiro de Testes ($ 104.926) – São os responsáveis pela criação de processos para trazer produtos para testes de stress, testes esses que asseguram os padrões de qualidade e garantem um produto livre de defeitos.
- Engenheiro de Firmware ($ 103.985) – A meio caminho entre o hardware e o software, garantindo que ambos se entendem sem colisões e de forma perfeita.
- Engenheiro de Software ($ 103.883) – A base de engenheiros de software, eles cobram mais do que o equivalente na Google.
- Engenheiro Sénior de Sistemas ($ 101.794) – Uma das posições sénior mais baixas da Apple, apesar de ter cargos acumulados.
- Engenheiro Mecânico ($ 99.900) – Lidam diariamente com problemas de temperatura, partes móveis e outras questões que podem arruinar um bom produto se não forem tidas em conta.
- Gestor de Projectos ($ 94.652) – Responsável por todas as peças que se encaixam prontas atempadamente.
- Engenheiro de Sistemas ($ 94.119) – Responsável por desenvolver metodologias que permitam a produção sem entraves, apesar das dificuldades logísticas de trabalhar com um grande número de fornecedores e fabricantes.
- Analista de Negócio ($ 87.768) – É o responsável por manter a estrutura interna da empresa focada para o negócio de forma a trabalhar em modo optimizado.
- Engenheiro de qualidade de Software ($ 87.651) – Ao encontrar um problema numa aplicação da Apple, são a estas pessoas a quem deve apontar a culpa.
- Analista Financeiro ($ 81.253) – Nove posições abaixo dos seus homólogos na Google, a Apple dá importância aos analistas financeiros, mas definitivamente não tanto quanto aos seus engenheiros e designers.
- Executivo de contas de clientes ($ 75.324) – Gere as relações empresariais com o vasto leque de empresas com quem a Apple mantém contacto, sejam fabricantes, distribuidores ou anunciantes.
- Engenheiro de Software em testes ($ 61.152) – Voltamos a cargos técnicos, este é o cargo responsável interino da Apple, ganha muito menos do que o mesmo cargo na Google, embora possam ter a oportunidade de trabalhar em projectos interessantes.
- Gestor assistente da Apple Store ($ 49.176) – Gestor das lojas físicas da Apple.
- Mac Genius Líder ($ 48.353) – Le creme de la creme dos Mac Genius cobram algo mais que o resto dos seus companheiros, no entanto, notavelmente, ganham pouco menos que um engenheiro da Apple.
- Mac Genius ($ 38.937) – Por último, neste ranking, está o funcionário Genius, que presumivelmente, será o que aufere menos, será o “menos amado” pela Apple, embora tenha boas condições de trabalho.
Se procurar no site www.apple.com/jobs/pt, encontrará uma relação de vagas internacionais onde se pode candidatar usando o formato electrónico, quem sabe não poderá trabalhar para uma das maiores empresas do mundo. [via]