Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM
A utilização do Browser num dispositivo móvel, seja ele telemóvel, smartphone ou tablet, sofreu um “boom” com a massificação destes dispositivos, um deles mais recentemente, o tablet, essencialmente devido ao conceito renovado introduzido pelo iPad da Apple.
Também numa altura que começam a aparecer os primeiros smartphones com o sistema operativo Windows Phone (WP), fruto da aliança dos gigantes Nokia e Microsoft, será interessante avaliar a distribuição actual dos SO Mobile de forma a perceber se o WP consegue importunar os actuais líderes do mercado.
O Windows Mobile, que chegou até à versão 6.5, era quem dominava o mercado no segmento dos PDAs mas, com o aparecimento do Symbian OS da Nokia e o iPhone OS da Apple, ficou completamente “arredado” do mapa. O BlackBerry OS marca também posição no mercado empresarial enquanto que os vários sistemas operativos da Samsung se encontram um pouco espalhados por todo o lado. O surgimento do Android da Google, após todos os outros, tem o mérito de já ser preferência em vários países e continua a crescer, bem como o iOS da Apple.
A situação actual resume-se a 4 sistemas operativos:
- Dois SOs em queda e que dominam nos países menos desenvolvidos: Symbian e Blackberry. O primeiro é um sistema a abater pois a Nokia já o trocou pelo WP. O Blackberry está numa curva descendente que muito dificilmente inverterá.
- Dois SOs em crescimento: iOS e Android. O iOS da Apple está em crescimento moderado pois já domina nos países mais desenvolvidos. Dificilmente crescerá muito nos restantes países pois vem instalado exclusivamente em máquinas caras. O Android da Google veio revolucionar o mercado por ser um sistema independente dos aparelhos, sendo adoptado pela maioria das marcas asiáticas, apresentando assim uma grande margem de progressão e crescimento.
No caso da Nokia, juntando o seu bom hardware a um Sistema Operativo que promete, substituindo aquilo que aparentemente estava a prejudicar os seus telemóveis, será que a cartada da adopção do WP será suficiente para parar a queda abruta onde se encontra?
Para visualizar o mapa referente a Novembro/2011 com toda a informação clique na imagem abaixo.
Ao longo dos próximos meses, ao jeito do que já tenho feito para os Browsers, vou apresentar mapas da distribuição pelo Globo, para nos apercebermos quem consegue melhor penetração nos mercados Mobile.