Pplware

Os antivírus grátis para Android serão bons?

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM Numa navegação pelos sites que diariamente visito, encontrei um dado curioso e pertinente.

Encontrei no site do AV Test, um relatório de um teste realizado aos antivírus grátis mais descarregados no Android Market. Esse relatório foi disponibilizado no site no passado 10 de Novembro.

Eu como utilizador Android, preocupo-me pela segurança dos dados que tenho no telemóvel e quando procuro por um antivírus grátis, encontro uma vasta lista, mas fico na dúvida, serão eficientes?

O AV Test, também ficou com a mesma dúvida, e levou a cabo um teste aos antivírus grátis mais descarregados no Android Market para acabar com as dúvidas e com as dúvidas dos utilizadores Android.

Produtos usados para o teste:

Durante o teste, foram considerados alguns aspectos, como por exemplo, scan aos ficheiros no cartão SD, o que a maioria das aplicações usadas neste teste não fazem. O equipamento usado para o teste tinha instalado 83 aplicações (APK) e 89 Dalvik binaries (DEX) um total de 172 ficheiros.

E depois dos testes, os melhores resultados foram do F-Secure Mobile Security (não disponível no Android Market ainda) e do Kaspersky Mobile Security, que detectaram pelo menos 50% do total de malwares.

Dos produtos free, o melhor resultado vai para o Zoner AntiVirus Free, com uma detecção de 32% de malwares (55 / 172 32% em Manual Scan e 8 / 10 80% em On Installation).

O Zoner AntiVirus é um dos antivírus com um descarregamento médio no Market Android (50.000 – 100.000), contra o mais descarregado, o Antivirus Free (1.000.000 – 5.000.000), que apesar de ter um rating de 4.5 no Market é um dos piores antivírus free, com 0% de detecção de malwares (tanto a nível de Manual Scan como em On Installation).

O GuardX Antivirus, o LabMSF Antivirus beta e o Privateer Lite também nada detectaram a nível do Manual Scan / On Installation, contudo o Privateer Lite foi o único que detectou um malware (1 de 10 equivalente a 10%) em On Installation.

O Kinetoo Malware Scan, apesar de ser um dos menos preferidos (10.000 – 50.000), foi o segundo melhor antivírus grátis dos testados.

Dados provenientes do relatório disponibilizado pelo AV Test.

Como se pode concluir através da tabela acima, quase 50% dos produtos usados neste teste, não passaram. Os resultados obtidos são muito maus, e a maior parte dos utilizadores Android que usam soluções free, estão em risco elevado de terem os seus equipamentos infectados com malwares.

Eu apesar, dos que estão na lista, só ter testado o Zoner AntiVirus Free e o Kaspersky Mobile Security, já usei alguns outros não free. AVG Security Pro (Actualmente a experimentar), Lookout Security & Antivirus (É um antivírus muito bom) e Dr.Web Anti-Virus (Versão Free e Pro).

No meu ver se o AV Test tivesse incluindo o AVG Antivirus Free e o Dr. Web Anti-Virus Light neste teste, acho que tinham obtido resultados, talvez, muito bons.

Conclusão, a maioria dos utilizadores Android, instalam antivirus só pelo rating e pela quantidade de pessoas que já fizeram download, o que leva a crer que vão por meio de influência dos números e não por onde deveriam ir, pela eficiência.

Também, o Android Market deveria ter muito mais controlo sobre as aplicações que são enviadas. A questão segurança, é uma questão muito séria, e não se pode vacilar deixando perdurar aplicações que não protegem nada ou com sérias falhas, levando assim os utilizadores em erro e a pensarem que estão seguros.

Exit mobile version