Quando pensamos que tudo está inventado e que nada mais nos pode surpreender, é quando o mundo da tecnologia fabrica um produto, desenvolve uma moda e cria uma necessidade em cada um de nós. Quando damos conta estamos a usar um produto que nem sabíamos que precisávamos dele, mas que já nem saímos de casa sem o trazer no bolso ou no saco.
Sempre foi assim e sempre assim será. Por isso é que me tenho surpreendido com alguma profecias de revistas e jornais deste mundo, quando dizem que para 2013 tudo ficará igual e que nada de novo aparecerá. Nada mais errado e patéticos, muita coisa vai aparecer, pois quem serve de motor do mundo actual é a tecnologia e todos os dias temos provas disso.
Então impõem-se a pergunta, quais são as tendências para 2013?
Sector Automóvel
A tecnologia irá procurar novos segmentos para atrair clientes e consumidores. Essa é a premissa das grandes empresas deste mundo. O segmento automóvel será fortemente assediado pelas grandes marcas de smartphones para uma simbiose entre os serviços dos sistemas operativos e as funcionalidades dos automóveis.
A cumplicidade entre a agenda do smartphone e o GPS do carro poderá ser uma realidade já em 2013, isto sem falar na cloud e no sistema wifi propagado agora no interior de cada viatura, ampla do assim as funções de segurança.
Saúde e dia a dia
Outro mercado a explorar é o da saúde e life style. Cada vez mais o nosso tablet ou smartphone pode ajudar a planear e a gerir a nossa vida social, profissional e até médica-desportiva.
Dentro de portas veremos os electrodomésticos cada vez mais comunicativos com o nosso mail e mais informados sobre as nossas preferências, é uma era de convergência entre a tecnologia disponível e os chamados dispositivos estúpidos.
Dou como exemplo o controlo do consumo de energia de cada electrodoméstico, o controlo de stocks e listas de compras.
Gadgets
Será um ano também de alguns updates, o novo iPad mini Retina, um novo iPhone 5S com NFC, um novo Galaxy Note III, um Google X Phone, um Microsoft Surface Phone e muitas outras novidades dos grandes e pequenos fabricantes de smartphones e tablets.
Serviços
A cloud irá receber mais adeptos e será fortalecida por serviços das software houses, veremos em Portugal grandes produtos a serem desenvolvidos com suporte na cloud, será um bom ano para este serviço.
Em esforço
Realidade aumentada, 3D e outras tecnologias com arrojo logístico sofrerão na pele a crise, algumas irão cair por terra. Até estou a pensar no Project Glass que… se não será um flop de 2013?
Jogos e consolas
No segmento gaming a novidade é a estrutura móvel, com integração familiar, tipo tablets com ligação á TV. Será o principio do fim das grandes consolas de jogos. Também o preço dos jogos cairá em função das stores, que praticam preços baixos, como por exemplo 4 euros por um FIFA 13, e onde as grandes editoras estão a apostar em força. O conceito gaming store está a ganhar força.
Conectividade
Mais tecnologia nas cidades para promover o comércio, a cuidar da segurança e mais tecnologia do lado dos serviços governamentais. A largura de banda 4G/LTE vai permitir muitas novidades ao nível multimédia e nos serviços web.
Comércio electrónico
Mais comércio online e mais publicações online, as prateleiras estão a mudar-se para a web, assim como o papel está em queda e desuso. Jornais e revistas estão de malas e bagagens para o online, a publicidade está a apostar nos resultados certos, no retorno fiável do online, onde um visitantes tira o devido proveito de um anuncio bem construído, ao invés de uma página que já é ignorada sempre que um leitor folheia uma revista.
Produtos sonantes?
Apple TV, Google X Phone, iPhone Satélite, Samsung Galaxy IV, Google X tablet, Microsoft Surface Phone?
Desafios na linha da partida
Nos primeiros 6 meses vamos ver o desempenho da Microsoft e de todos os seus super lançamentos de inverno, Windows 8, Windows Phone 8, Office 2013… e muitos outros que uniram serviços num hipotético ecossistema Microsoft. Será que vai resultar?
Venha 2013 para o tira teimas…
Quais as vossas previsões?