Um dos resultados práticos da alteração que o Opera sofreu, ao mudarem o seu motor do Presto para o Blink, levou a que passassem a ser muito mais curtos os intervalos entre os lançamentos de novas versões.
Depois de ter sido apresentado o Opera 15, já com o novo motor Blink, os seus criadores falaram em períodos de 2 semanas entre novas versões.
Agora foram apresentadas as versões que vão estar disponíveis para todos os utilizadores, cada uma representando um diferente estágio de desenvolvimento.
Estas diferentes versões seguem a mesma linha de produção que outros browsers estão a tomar, mesmo alguns que não estão assentes no Blink ou no WebKit.
Vão ser versões com diferentes estágios de desenvolvimento, com propósitos diferentes e até com público alvo distinto.
As versões que o Opera vai ter disponível são 3, cada uma com estabilidade e funcionalidades distintas, sendo que o seu objectivo é também diferente.
Qualquer utilizador pode aceder a uma destas versões, mas deve ter sempre presente que as de teste e de desenvolvimento vão ser mais instáveis e sujeitas a erros.
Se procuram usar o Opera em cenários de produção ou se querem estabilidade na utilização deste browser devem optar sempre pela mais estável.
As três versões apresentadas pela Opera para o seu browser são as seguintes:
- Opera Developer: Mais instável, todas as novidades interessantes
- Opera Next: O trabalho que está a ser estabilizado para a versão final
- Opera (Stable): A versão mais estável e disponível para todos
No mesmo artigo onde foram apresentadas as novas diferentes versões do Opera foi ainda respondida uma questão e um receio que muitos utilizadores do Opera estão a ter.
É tida a ideia de que ao mudar para o Blink o Opera se torne apenas mais um clone do que outros browsers são e que deixe de apresentar as suas características únicas e que o distingue da concorrência.
Na verdade muitas dessas funcionalidades estão a chegar e em breve o Opera terá disponível tudo o que agora disponibiliza ainda na versão baseada no Presto.
You don’t need to worry about Opera becoming a clone of something, or that you will be forced to stop using 12.x before you think we’re ready.
Our mission didn’t change – we’re going to bring you the best Internet experience. We are on the way to build the best browser out there.
A browser that is not tied to the particular version number but is a continuously work in progress.
Seeing your engagement I think we can count on your help and feedback.
Todas as funcionalidades pedidas foram registadas pela equipa de desenvolvimento e serão apresentadas muito em breve. Basta aguardar que os seus desenvolvimentos sigam o caminho certo e que esteja maturada o suficiente para ser disponibilizada ao público.
Entretanto, e apenas 3 dias depois do lançamento da versão 15 surge já a primeira actualização desta versão. Esta traz a actualização para a versão 28.0.1500.29 do Chromium e também a resolução de alguns problemas descobertos entretanto.