Nesta última década o segmento automóvel tem registado avanços significativos no que se refere à descentralização das ações ligadas à condução (do condutor).
Os veículos estão tecnologicamente equipados para garantir a máxima inteligência, assumindo a total segurança do veículo na estrada.
Temos exemplos taxativos desses avanços com a introdução de sensores, câmaras, software dedicado a auxiliar o condutor na condução, ligação online do veículo e sistemas de emergência nativos.
São várias as marcas que têm seguido no rol dos mais audaciosos, a Opel desde há vários anos, com a sua oferta Insignia, que está no leque dos que têm ofertas deste avanço tecnológico.
Mas o que faz do Insignia uma referência?
São vários os pontos-chave que o novo Opel Insignia traz ao mercado. Esta linha lidera a sua classe com uma gama única de inovações de topo e luxos de classe superior. Este novo veículo topo de gama da empresa alemã tem fatores diferenciadores, nomeadamente a tecnologia avançada acessível, o binómio dinâmica-conforto e o ‘design’.
Desde a abertura de encomendas nos primeiros mercados em fevereiro e do lançamento no final do mês de junho, o novo Opel Insignia já ultrapassou a fasquia de 50 mil unidades encomendadas.
Os níveis de equipamento mais elevados, correspondentes ao Selective e Innovation no mercado português, têm sido os preferidos.
No que diz respeito à tecnologia, o novo Opel vem equipado com o avançado sistema Opel OnStar de apoio em viagem e em emergência, que inclui um potente ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que garante plena conectividade com o exterior, já faz parte do equipamento de série de três dos quatro níveis de equipamento em Portugal: Business Edition, Selective e Innovation.
Destaque ainda para o sistema de infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira ‘Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.
Com o sistema Opel OnStar passa a estar disponível um serviço adicional de ‘Personal Assistant’, permitindo solicitar ao operador OnStar a marcação de hotéis e ajuda a procurar espaços de estacionamento.
Inteligência tecnológica e auxílio ao condutor
A nova geração Opel Insignia possui sofisticados sistemas de assistência à condução:
- O ‘head up display’ projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informações como a velocidade, sinais de trânsito, indicações de navegação e do programador de velocidade adaptativo.
- O sistema Câmara 360º consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento e de baixa velocidade.
- O Programador de Velocidade Adaptativo (ACC) recorre a um radar para medir a distância para o veículo que circula à frente, ajustando a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem automática de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
- O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa atua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
- O Alerta de Tráfego em Aproximação assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.
Pese o facto do mercado ter várias ofertas no que toca a tecnologias ditas futuristas, a verdade é que são ainda os pormenores mais intimistas de condução que fazem a diferença entre um carro inteligente e um veículo estúpido.
A nova geração Insignia foi lançada em Portugal em meados de julho.
Fonte: Opel