Por A Friend para o Pplware Cloud-computing não pára e nos surpreender… e agora veio talvez das notícias mais inesperadas do mundo dos jogos… Correr jogos sem ter sequer uma placa gráfica preparada para tal ?
Seja Windows, Mac, Linux…. e há quem diaga mesmo que até num Netbook, a correr o Crysis com uma fluidez nunca antes vista!!! Sim, Eu disse bem… Crysis num netbook a 60fps!
Pois é, a notícia não pára de correr em todos os sites dedicados a jogos, foi anunciado o serviço que nos vai permitir jogar qualquer jogo, sem mesmo sequer ter um computador, já que a própria empresa resolveu também lançar uma pequena “Box” que nos permite apenas ligar a Internet á nossa TV, com saídas USB e HDMI para correr este serviço!
É incrível. Os requisitos mínimos são apenas ter uma ligação de Banda Larga a 1,5Mbps!! Coisa que hoje em dia, é extremamente banal!!!
A empresa lançou esta “bomba” chama-se “OnLive” e promete chegar até muitos dos melhores jogos, com um serviço muito ao estilo do Xbox Live, que nos permite comprar ou alugar os jogos, ver os nossos amigos jogar em tempo real e até mesmo jogar contra eles, jogos como Crysis, Tom Clancy’s HAWX e muitos outros grandes títulos que cada vez mais vão aparecendo no serviço.
Para quem quiser jogar na sua Tv, com um controlador USB, rato, teclado, basta comprar o dispositivo disponível, ou caso tenha um PC ou Mac, portátil ou desktop, basta descarregar o ficheiro Cliente do serviço, registar e estar pronto a jogar, tudo em streaming!
Mas…. e a latência ( Lag )? Como será possível estar a receber o jogo e o mesmo responder de forma imediata aos nossos comandos?
Pois, parece que a resposta vai estar no enorme numero de servidores dedicados que eles irão disponibilizar em todo o mundo e (inicialmente os EUA) com tecnologias baseadas na Fibra óptica que está a chegar em grande, não só pela imensa velocidade proporcionada, mas também pelo facto da latência ser extremamente curta, dadas as ausências de quebra de sinal (já que a transmissão é feita por feixes de luz e não impulsos magnéticos como as ligações de cobre).
Mas por detrás desta grande revolução no mundo dos vídeo jogos, está uma enorme tecnologia que será acompanhada e divulgada pelas notícias que vão aparecendo. Deixo agora o link do vídeo onde todos estes detalhes são explicados mais pormenorizadamente pelo próprio director da empresa, onde faz demonstrações do serviço e dos seus enormes potências.
Quando a mim, deixo a questão no ar…
Será isto mais um grande problema para a Microsoft, detentora de um numero elevado de utilizadores, em quegrande parte opta por usar o Windows por ter um mercado mais vasto de jogos, em comparação aos seus rivais?
Que será feito das empresas dedicadas a hardware para jogos, como nVidia, ATI, Sony PlayStation, Xbox, Wii…etc.
Será este o fim das cópias piratas no mundo dos vídeo jogos? Será que é desta que vamos poder jogar online sem ter que enfrentar os famosos “cheaters”?….
Uma coisa é certa.. É sem dúvida uma bomba revolucionária no mundo dos jogos!