O OnePlus One é actualmente um dos melhores smartphones Android que podem comprar. Construído de raiz e com uma versão especial do Android, a CyanogenMod, este telefone tem gerado muito interesse por parte de potenciais compradores.
Mas a filosofia de vendas do OnePlus One tem uma particularidade que a maioria deve conhecer. Apenas pode se comprado por quem tiver convite para tal.
Mas este modelo de venda, que nada tem agradado aos consumidores, poderá estar para cair muito em breve. Provavelmente em Outubro o OnePlus One poderá ser comprado por qualquer um.
O modelo de vendas do OnePlus One é completamente diferente do que é normal. Em vez de abrirem a sua loja a todos os potenciais interessados, existe um sistema de convites que a OnePlus disponibiliza de forma lenta e sem grande periodicidade.
Esta forma tem deixado muitos interessados no OnePlus One longe de o conseguirem comprar, o que tem levado a muitas queixas e a comentários pouco abonatórios.
Mas o processo de disponibilização total do OnePlus One poderá estar a mudar muito em breve. Com o lançamento “oficial” do telefone em Setembro, é intenção da OnePlus de abrir uma forma mais simples de compra do OnePlus One, através de um sistema de pré-encomendas.
De notar que depois de terem lançado de forma parcial o OnePlus One em Abril, este sistema de convites tem sido a única forma de se conseguir comprar este smartphone.
Toda esta informação foi apresentada numa AMA da Reddit em que dois elementos da equipa da OnePlus responderam a diversas questões. Curiosamente esta questão dos convites foi a primeira a ser colocada e a que mais comentários gerou.
Segundo a informação apresentada a ideia da OnePlus era ter este sistema disponível já em Setembro, mas alguns problemas fizeram-no ser deslocado para o mês seguinte, Outubro.
A reacção dos participantes da AMA, e potenciais compradores do OnePlus One não foi a melhor, com vários a indicar que na altura em que o smartphone for colocado à venda as suas especificações vão estar já ultrapassadas e vão existir no mercado alternativas mais capazes.
Outro ponto abordado nesta AMA foi a questão do suporte da OnePlus. A empresa reconheceu que tem alguns problemas, mas garantiu que está a trabalhar para que estes sejam ultrapassados e que seja dado o melhor suporte possível aos utilizadores.
A forma de venda do OnePlus One pode não ter sido a mais correcta ou a mais ajustada, mas a verdade é que gerou uma verdadeira onde de interesse sobre este equipamento e veio criar ainda mais vontade de o comprar.
Ao abrirem a sua venda ao público em geral, vão agora massificá-lo e finalmente dar a todos a tão desejada possibilidade de o adquirir. Mas não será já tarde demais?