Pplware

Office Web Apps disponível no SkyDrive – Vamos testá-lo?

Agora que está prestes a sair a público a próxima versão do Office, e estando a Microsoft a apostar na Web para interligar a sua ferramenta de produtividade, foi altura de tornar pública uma novidade que há muito era falada. A novidade é a disponibilização no SkyDrive da hipótese de criarmos e editarmos documentos do Office.

O Office Web Apps foi integrado no Skydrive e tornado público para os utilizadores. A partir de agora podemos facilmente ter os nossos documentos alojados no serviço de armazenamento da Microsoft e editá-los da forma que entendermos, através do browser ou através do Office.

O SkyDrive, para quem não conhece, é um serviço da Microsoft que permite o alojamento de ficheiros até 50MB e que disponibiliza um total de 25G para armazenamento. Existem ferramentas que permitem mapear essa drive virtual directamente no nosso PC.

Com esta novidade podemos passar a criar ou editar, de forma cómoda e em qualquer lugar, os nossos documentos, sabendo de ante-mão que a formatação que lhe aplicarmos vai ser perfeitamente traduzida quando os editarmos no Office.

Ainda não foi disponibilizada a totalidade das ferramentas do Office, mas as que foram libertadas são as mais utilizadas. As ferramentas são o Word, o Excel, o PowerPoint e o OneNote.

Apenas temos de aceder ao SkyDrive e no menu Novo e ai escolher o tipo de documento pretendido da lista apresentada.

Como seria de esperar as interfaces das aplicações são idênticas às que são disponibilizadas no Office 2010, o que vai facilitar a adesão dos utilizadores a esta plataforma, pois estão já habituados à localização das funções na Ribbon.

Todas as principais funções que se encontram no Office podem ser acedidas e utilizadas nesta versão Web do Office.

Outra grande evolução que a Microsoft trouxe a este Web Office é a compatibilidade com os diferentes browsers. Esta plataforma funciona perfeitamente com o IE, Firefox, Chrome ou Opera. E em qualquer sistema operativo, Windows, Linux ou Mac.

Esta é uma aposta ganha pela Microsoft, pois os avanços que a Google tem feito na sua suite de produtividade têm deixado os utilizadores apreensivos sobre a necessidade de terem nos seus computadores ferramentas de produção pagas.

A integração do Office na Web vai de certeza trazer de volta à Microsoft muitos utilizadores que tinham “desertado” para o outro lado da fronteira. Esta é a saudável concorrência de que beneficiação os utilizadores.


Homepage: SkyDrive
Homepage: Office Live

Exit mobile version